Moda íntima se torna um bom negócio em Catalão

Em: 24 de junho de 2008
Catalão, cidade de 75 mil habitantes localizada no sudeste goiano, está se consolidando como um pólo fabricante de roupas, principalmente íntimas.
Catalão, cidade de 75 mil habitantes localizada no sudeste goiano, está se consolidando como um pólo fabricante de roupas, principalmente íntimas.

Catalão, cidade de 75 mil habitantes localizada no sudeste goiano, está se consolidando como um pólo fabricante de roupas, principalmente íntimas. De acordo com a União das Indústrias de Confecção de Catalão e do Sudeste Goiano (Unicon), existem cerca de 100 confecções na região, formais e informais. Juntas, estas empresas fabricam mais de 150 mil peças por mês, entre lingerie, modinha, uniformes, fitness e moda praia.
Criada em 2001, a Unicon conta atualmente com 18 associados e tem como objetivo principal buscar o desenvolvimento do segmento de confecções. “Nossas ações são direcionadas para fortalecer o setor confeccionista, por meio da união dos empresários, para aumentar o seu poder de negociação com fornecedores e fazer parcerias com entidades públicas para suprir a infra-estrutura destas empresas”, afirmou a presidente da entidade, Lindalva Rabelo Fayad.
Desde que a notícia sobre o crescimento das indústrias de confecções de Catalão foi publicada pela Agência Sebrae de Notícias em Goiás (ASN/GO), em 2005, muitas pessoas acessaram o site do Sebrae em Goiás (www.sebraego.com.br) buscando mais informações sobre como vender as roupas produzidas na região e firmar parcerias com os fabricantes locais.
Praticamente toda a produção das indústrias associadas à Unicon é comercializada por meio de representantes. Hoje, além de Goiás os produtos são vendidos para lojistas de São Paulo (a maioria, cerca de 60%), Brasília e, mais recentemente, para os Estados Unidos e para alguns países da Europa.
Na página da Unicon na internet (www.unicongoias.com.br) há uma lista das empresas associadas, com todos os contatos (endereços, telefones, e-mail, site). Os interessados em representar alguma das marcas podem entrar em contato direto com as fábricas para obter mais informações. O mesmo procedimento pode ser adotado por quem tem interesse em oferecer matéria-prima para a confecção das peças.

Terreno doado

Recentemente, a Unicon recebeu da Prefeitura de Catalão um terreno no centro da cidade destinado à construção de um centro de compras para as vendedoras. “As famosas sacoleiras trazem muitos benefícios aos nossos empresários, pois elas são responsáveis por um fluxo constante de mercadorias. Mas temos dificuldades para atraí-las, porque as confecções de Catalão não estão concentradas em um local específico, como acontece, por exemplo, em Goiânia, que tem nos setores Fama e Campinas as principais confecções que fazem venda no atacado”, explica a presidente da Unicon. O Shopping das Confecções deve abrigar, também, a sede da Unicon e salas destinadas à formação constante de mão-de-obra qualificada.
O analista da unidade de atendimento do Sebrae em Catalão, Aloísio Antônio de Paiva, explica que as consultorias às empresas de confecção têm sido realizadas de forma individual. “As informações mais procuradas pelos empresários são relativas ao desenvolvimento, gestão de produção, aspectos financeiros e de recursos humanos, além de ações de marketing e divulgação. O Sebrae tem realizado consultorias pontuais com empresas que fazem parte da Unicon”, diz Aloísio.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar