A decisão sobre o sucesso ou fracasso na carreira é uma responsabilidade de cada profissional. Não podemos tentar culpar ninguém se algo de errado ou mesmo não esperado ocorre em nossa trajetória profissional. Precisamos estar atentos aos momentos, necessidades e fatos. Gerenciar nossa carreira deve ser sempre com uma visão empreendedora independente se somos patrões ou empregados.
A história nos tem mostrado que os melhores profissionais sempre possuem habilidades e competências para o cargo que desenvolvem. Os que gerenciam a carreira de modo proativo possuem maestria pessoal, criam modelos mentais próprios, buscam a visão compartilhada, trabalham um aprendizado em equipe e sempre pensam de modo sistêmico, facilitando com tudo isso a busca do sucesso profissional que é uma conseqüência deste bom gerenciamento.
A visão empreendedora é responsável pela observância das oportunidades. A proatividade é algo que realmente faz a diferença em todos os momentos da organização evitando a reatividade tão prejudicial para todos. A mestria pessoal é uma necessidade pelo fato de vivermos em comunidade. As empresas exigem, hoje, profissionais empreendedores proativos, pois a era de não se planejar as dificuldades, deixar acontecer e tentar resolver (reatividade) já não é mais aceita.
A vontade de vencer vem sempre acompanhada da proatividade, assim, quando vemos um profissional de sucesso, certamente, este buscou e continua buscando dirigir e administrar de fato o rumo ao sucesso sem esperar necessariamente que uma outra pessoa diga o que ele precisa fazer, ao contrario, este tipo de profissional dá idéias, possui habilidade no trato com as pessoas e busca novas idéias e debates sobre temas importantes para o sucesso de todos.
Desenvolver conceitos é algo que começa a ser trabalhado nas organizações. Vivemos um longo período de simplesmente fazer sem realizar a devida critica em relação aos projetos e ordens. O momento atual busca um equilíbrio em relação ao que deve ser feito e como deve ser feito, e aqui, entra, ou deveria entrar a participação do profissional que realmente gerencia sua carreira, pois é momento de participar com suas opiniões, idéias criando modelos mentais para enriquecer projetos de atos e fatos reais que poderão ser feitos com grande sucesso para as organizações.
A visão compartilhada e sistêmica deste profissional evita erros básicos, facilita a busca de soluções para problemas que podem ocorrer durante um processo realizando planos contingenciais e cria um aprendizado em equipe que estará sendo compartilhado com todos os funcionários e colaboradores de uma organização facilitando com isso o crescimento profissional das pessoas envolvidas que decidiram participar ativamente de todo o processo.
Certamente, o gerenciamento ideal de nossa carreira não possui um passo a passo escrito. Cabe a cada um criar e trilhar seu próprio caminho, se mal planejado iremos para o fracasso e se bem planejado caminharemos para o sucesso. Todos os dias poderemos nos deparar com situações diferentes, todavia, precisamos estar preparados a fim de que tais novidades não sejam surpresas desagradáveis, trazedoras de prejuízos para nós e nossa organização.
A consciência que as pessoas devem fazer parte do processo é necessária, mas não podemos imaginar que todas as pessoas serão capazes de acertar sempre, por isso há a necessidade de ter habilidade no trato com as pessoas, ter uma visão compartilhada e sistêmica e buscar um equilíbrio profissional, pois somente assim poderemos escolher em nossa carreira se seremos o motorista estando na direção dos acontecimentos ou o passageiro que estará apenas apreciando.
Carreira profissional gerenciada
Em: 17 de outubro de 2008
A decisão sobre o sucesso ou fracasso na carreira é uma responsabilidade de cada profissional
Flávio Guimarães
É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Veja também

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026


Jogo das Estrelas 2026 será em dezembro e traz Adriano Imperador pela primeira vez a Manaus
17 de setembro de 2026

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026