Dados da Equifax, líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, mostram que no mês de dezembro foi registrado um volume de 2.485.888 cheques devolvidos. Um aumento de 8,99% em relação a novembro de 2008. Comparado a dezembro de 2007, o volume foi 7,99% maior.
O aumento do volume de cheques devolvidos, em dezembro, é resultado direto dos reflexos da crise financeira internacional na capacidade financeira da população. A escassez de crédito no mercado e o consequente aumento das taxas de juros para o consumidor, ocorridos ao longo do último trimestre do ano passado, restringiram a renda disponível das famílias, provocando um crescimento no nível geral de inadimplência.
A regularização, ainda que parcial, do crédito, a possível redução da taxa básica de juros pelo Banco Central e a queda da inflação ao longo dos próximos meses, permitem vislumbrar uma melhora na capacidade de pagamento dos consumidores com consequente estabilização dos níveis de inadimplência.
Após um aumento da inadimplência em 2005, os indicadores apresentaram sensível melhora ao longo de 2006, 2007 e 2008. Quanto ao volume de títulos protestados, dados da Equifax mostram que em dezembro houve um aumento de 4,6% em relação a novembro e de 33,07% em relação a dezembro de 2007.
Em dezembro de 2008, foram registrados 809.409 protestos, contra 773.818 registrados em novembro e 608.245 em dezembro do ano passado. O aumento do volume de títulos protestados, registrado em dezembro ainda não foi suficiente para reverter a trajetória de queda da linha de tendência do gráfico de protestos apresentado pela Equifax.
Devolução de cheques cresce em dezembro
Em: 12 de janeiro de 2009
Dados da Equifax, líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, mostram que no mês de dezembro foi registrado um volume de 2.485.888 cheques devolvidos
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026