Com a pandemia controlada no Amazonas, o comércio varejista dá sinal verde para a comercialização de produtos natalinos. A pouco mais de dois meses para o Natal, os itens de decoração que geralmente puxam as vendas de fim de ano são a aposta de recuperação, o que eleva a expectativa de empresários e lojistas do setor que estimam venda superior ao ano passado.
O Natal sempre foi uma data muito importante para a Tropical Multiloja, especializada em vendas de produtos sazonais é uma das mais tradicionais varejistas que atuam no segmento. “Investimos muito no Natal, os clientes decoram suas casas, empresas, comércios, enfim, o clima do Natal envolve a todos. Este ano tivemos dificuldades com o transporte que encareceu muito e temos expectativa de 5% de crescimento em relação ao ano anterior”, prevê o diretor de operações da empresa, Erick Bandeira.
A tradição da empresa é investir meses antes na compra dos artigos natalinos para garantir as novidades e mais variedades aos clientes. “Nossas compras são feitas em março e em setembro começamos a receber a mercadoria, nossas lojas estão prontas, decoradas, com muitos itens entre árvores de diversos tamanhos e decorações natalinas em geral, ainda estamos recebendo mercadorias semanalmente e este ano mantivemos a quantidade do ano passado”.
De acordo com Erick, a estratégia é apostar em novidades, porque as coleções de Natal mudam, embora sempre tenha disponível o Natal tradicional em vermelho, verde e branco. Este ano ele conta que as novidades são a grande variedade de flores e a cor rosé ainda está em evidência.
“Apesar do comércio estar enfrentando retração, a busca por itens natalinos já começou e estamos prontos para atender a demanda”.
Seguindo o mesmo ritmo, a Loja Variedades Salmo 91, projeta crescimento em torno de 18 a 20% sobre 2019.
“Nossas lojas estão sendo preparadas já na segunda quinzena do mês de outubro com muita variedades de produtos natalinos com ênfase nos enfeites, guirlandas, papai noel e muitas árvores de Natal, inclusive venderemos também árvores já customizadas para facilitar para os nossos clientes”, comenta o gerente geral da loja Josias Morais.
Segundo ele, as compras da loja para este final de ano ficaram no mesmo patamar de 2019 com pequeno crescimento de 5% em virtude do lançamentos para este ano, porém com uma regressão em relação a 2020 de 17% no volume total. “Fizemos uma compra mais assertiva nos itens e tendências”.
Ele afirma que ainda não a procura está muito acanhada, mas acredita que logo após o Dia das Crianças é natural que o consumidor comece a fazer pesquisa e a buscar as novidades de final de ano.
Recuperação
O presidente em exercício da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas), Aderson Frota, enfatiza que é o momento mais importante para as vendas do varejo. “É uma série de itens agregados a esse momento de festas que puxam várias vendas, que vai da decoração a bebidas”.
Ele lembra que o setor ainda está atravessando um período de dificuldades por vários fatores, mas frisa que o comércio precisa reagir e sempre está vivendo sobressaltos “Mas vai com certeza ultrapassar esse período mais uma vez”.
Frota considera ainda que é fundamental que o setor ganhe um fôlego após a matriz econômica, comércio e serviços ser a mais prejudicada pela pandemia. Os estabelecimentos foram obrigados a ficar mais de cem dias com as portas fechadas em virtude do alto índice da pandemia no Estado. O universo das empresas comerciais concentra-se em cerca de 93% de pequenas, médias e micro empresas. “O impacto da pandemia vitimou muitas empresas e empregos, o que ainda reflete em índices de inadimplência principalmente no tocante a tributos”.
“O comércio varejista está se recuperando. Somos os maiores carregadores de ICMS, o maior empregador do Estado e a maior parcela do PIB. Apesar de todas as dificuldades que vivemos, nós acreditamos que o setor vai ter um desempenho positivo este ano”.
O presidente da CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), Ralph Assayag, afirma que as vendas de decorações têm forte apelo para a temporada de festas. E que o tempo é de otimismo. “Criar um sentimento natalino sem isso não faz sentido. Nós precisamos que cada loja decore seu espaço da melhor maneira possível e que a cidade também esteja decorada criando essa onda e espírito natalino com sentimento de comprar mais e com isso se vender mais”.
Foto/Destaque: Divulgação







