Boa parte dos usuários da operadora de telefonia celular TIM em Manaus estão insatisfeitos com os serviços. Interferência durante as chamadas, longo tempo sem cobertura, abrangência curta e falha no sinal em dias de muita chuva e aos fins de semana são alguns dos argumentos utilizados pelos clientes da empresa.
De acordo com a estudante de direito Vanessa Rodrigues, a operadora não costuma funcionar perfeitamente o dia inteiro. “Já perdi várias entrevistas para estágio e para emprego porque o meu telefone estava sem sinal de cobertura. Entretanto, ele estava ligado normalmente”, afirmou a universitária, ao contar que já testou ligar para o próprio número de outro aparelho e não conseguiu completar a chamada. “Liguei para o meu celular do telefone de uma amiga minha, mas a chamada nunca conseguia ser concluída”, lembrou.
Durante a tarde e a noite da segunda-feira, 9, alguns usuários da TIM ficaram por um longo período com o telefone sem sinal de cobertura. “Tentei ligar para a minha filha por mais de duas horas e não consegui entrar em contato com ela. Depois ela me ligou avisando que estava conseguindo fazer ligações mesmo estando sem crédito. Fiquei sem entender nada”, contestou o motoboy Jean Pierre Estevan. Ele ainda contou que em outras ocasiões, normalmente depois das 18h, o seu aparelho não consegue mais fazer e nem receber ligações.
Por ter tantos problemas com a operadora, os usuários Anderson Matos e Andréa Miranda já pensaram em aproveitar o serviço de portabilidade numérica, disponível para Manaus desde janeiro. Ao se cadastrar no sistema, é possível trocar de operadora e manter o mesmo número.
Justificativa da operadora
O gerente executivo da TIM Amazonas/Roraima, Antenor Amaral, explicou que o problema ocorrido na segunda-feira, que impactou no fornecimento de serviços aos usuários, foi causado por uma queda no link da Embratel, transmissora do sinal, e que os serviços já foram restabelecidos desde a manhã de ontem.
Quanto à reclamação da falha de sinal em dias de chuva, Amaral declarou que as operadoras de telefonia celular atuantes em Manaus transmitem seus sinais via satélite. “Sendo assim, é uma coisa muito comum os sinais caírem. Isso não acontece só com a TIM. E, quando acontece uma queda é momentânea”, assegurou.
No que diz respeito à falta de cobertura durante os fins de semana, Amaral disse acreditar que esta reclamação não procede. “Nós não reconhecemos este fato. A TIM tem uma das melhores coberturas oferecidas por operadoras de telefonia e uma boa abrangência nos municípios do Amazonas”, destacou. Além de Manaus, a operadora está presente em 14 cidades do Amazonas, entre elas Autazes, Boca do Acre, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Tefé.







