O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), utilizado no reajuste de contratos de aluguel, registrou deflação de 0,36% na segunda leitura prévia deste mês, contra alta de 0,45% na mesma leitura um mês antes. No ano, o índice acumula queda de 0,56% na segunda prévia, e nos últimos 12 meses, acumula alta de 6,68%. Os dados foram divulgados quinta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
A metodologia aplicada na apuração do IGP-M é a mesma do IGP-10 e do IGP-DI, também apurados pela FGV, com a única diferença de ter um período de coleta diferente. A segunda prévia do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.
O IPA (Índice de Preços por Atacado) teve queda de 0,65% na leitura apresentada hoje, contra alta de 0,47% há um mês. O índice referente a Bens Finais desacelerou de 1,52% para 0,34%, com destaque para o ritmo menor nos preços do subgrupo alimentos processados (de 3,24% para 0,78%). O índice de Bens Intermediários teve ligeira aceleração, mas continuou negativo (de deflação de 0,67% para deflação de 0,54%), com destaque para o subgrupo suprimentos (de -4,07% para -0,68%).
O grupo Matérias-Primas Brutas passou de alta 1% na primeira prévia para queda de 2,17% na leitura divulgada hoje, com destaque para a desaceleração nos itens soja em grão (6,44% para -7,98%), milho em grão (6,67% para -5,15%) e café em grão (8,00% para -3,23%).
O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) teve alta de 0,31%, abaixo do 0,38% na segunda prévia de fevereiro. Três das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram desaceleração, com destaque para o grupo Educação, Leitura e Recreação (1,59% para 0,18%) -em particular no item cursos formais (de 2,53% para 0,09%).
O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) tev ligeira queda de 0,04%, contra alta de 0,43%.
IGP-M registra deflação de 0,36% na segunda prévia de março
Em: 20 de março de 2009
O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), utilizado no reajuste de contratos de aluguel, registrou deflação de 0,36% na segunda leitura prévia deste mês, contra alta de 0,45% na mesma leitura um mês antes
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026