A expectativa dos empresários brasileiros do setor de comércio com o faturamento e vendas na páscoa deste ano caiu ao menor nível para as todas as datas comemorativas desde a criação da pesquisa da Serasa Experian, no segundo semestre de 2005.
De acordo com o levantamento, divulgado ontem, 36% dos empresários afirmaram que esperam manutenção do faturamento neste feriado na comparação com 2008 e outros 36% apostam na queda da receita na mesma base de comparação. É o maior porcentual de empresários que preveem queda do faturamento no feriado desde a páscoa de 2006, a primeira vez em que as expectativas para este feriado foram medidas pela Serasa Experian.
Entre os empresários que preveem redução do faturamento, a diminuição média esperada é de 20,7% na comparação com a mesma data do ano passado. Já 28% dos empresários apontam um aumento do faturamento de, em média, 14,9%, este ano. Vale ressaltar que, em 2008, 55% dos empresários previam aumento do faturamento, 37% estabilidade e 8% queda. A Serasa Experian ouviu 1.015 empresários do varejo entre os dias 9 e 16 de março.
O levantamento mostrou que os grandes estabelecimentos são os mais otimistas, com 45% dos entrevistados esperando crescimento da receita e 20%, queda. Na outra ponta, as pequenas empresas são as menos otimistas – 38% dos empresários preveem recuo no faturamento na Páscoa neste ano e apenas 25% esperam expansão.
Já as médias empresas do varejo apresentaram expectativas mais uniformes: 38% dizem acreditar em alta do faturamento, 33% em estabilidade e 29% em queda. A expectativa com o volume de vendas veio relativamente em linha com o verificado para o faturamento. Entre os empresários entrevistados, 39% esperam queda no volume de vendas, com uma redução média esperada de 18,8%. Foi o maior nível registrado pela Serasa Experian não apenas para a páscoa, mas para todas as datas comemorativas do varejo desde 2005, quando a pesquisa foi iniciada.
Já 33% apostam em estabilidade e 28%, em alta das vendas. Na páscoa de 2008, apenas 8% previam recuo das vendas, enquanto 35% apontavam em manutenção e 57% em alta.
O pequeno varejo foi o menos otimista, com 42% dos entrevistados prevendo diminuição da quantidade vendida e 25% crescimento. Entre as médias empresas, 37% aguardam alta das vendas, 30% estabilidade e 33% queda.
Para 94% dos empresários, a conjuntura econômica será responsável queda das vendas. Já entre os que esperam alta das vendas, 67% estimam que este avanço será motivado por fatores microeconômicos e de mercado, como lançamento de produtos e promoções.
Páscoa deve ser a pior dos últimos quatro anos
Em: 8 de abril de 2009
A expectativa dos empresários brasileiros do setor de comércio com o faturamento e vendas na páscoa deste ano caiu ao menor nível para as todas as datas comemorativas desde a criação da pesquisa da Serasa Experian, no segundo semestre de 2005
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026