O Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do Brasil, com oito milhões de toneladas por ano, pretende direcionar 10% desta produção para o mercado externo.
As negociações começaram nesta semana, com a realização de uma rodada internacional de negócios na Exposição Internacional do Arroz – Expoarroz 2009 que ocorre até sábado, 9 de maio, em Pelotas (RS).
“O objetivo é ofertar, no mínimo, 200 mil toneladas de arroz a importadores tradicionais da África do Sul, Argentina, Bélgica, Estados Unidos, Inglaterra e Suíça, além do Brasil”, revelou o superintende da Bolsa Continental de Mercadorias, Fernando Estima.
“Nessa primeira edição da Expoarroz, consideramos que nossa principal meta, que é aproximar compradores e vendedores de arroz beneficiado, já foi alcançada”, afirma. De acordo com Estima, o próximo passo será formar grupos de exportadores, aumentar as interlocuções entre produtores e compradores e incentivar o processo de certificação do alimento gaúcho. “Esse conjunto de ações, sem dúvida, fomentará a comercialização do grão no Brasil inteiro”, disse o superintendente da BCM.
A gerente da regional sul do Sebrae/RS, Rosani Boeira Ribeiro, destaca que o momento econômico internacional é importante e delicado, merecendo ações mais ousadas e assertivas. “As rodadas de negócios são uma grande aposta do Sebrae/RS neste sentido.
RS quer exportar 10% da produção
Em: 8 de maio de 2009
O Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do Brasil, com oito milhões de toneladas por ano, pretende direcionar 10% desta produção para o mercado externo
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026