Em dois dias, precisamente dia 25 de maio, será realizada a 17ª edição do DLI (Dia Livre de Impostos). Para além da expectativa, o evento contará este ano com algumas novidades como a ampliação no número de estabelecimentos participantes bem como maior gama de produtos com descontos. Visando conscientizar a população e o segmento varejista sobre a alta carga tributária paga no Brasil, o evento é promovido pela CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus e do Amazonas).
“A nossa expectativa é bem alta. O DLI 2023 será o maior já realizado no Amazonas. Serão quatro shoppings participantes. Além de estabelecimentos comerciais como as lojas de rua, com 15 delas aderindo à data – teremos ainda três redes de supermercados participando, e para complementar, a gente tem o segmento de postos de gasolina que são grandes parceiros da campanha”, garantiu Matheus Demasi, coordenador da CDL Jovem Manaus.
Com o aumento do ICMS recentemente de 18% para 20% a campanha chega em hora oportuna. “Quem sente esse impacto é o consumidor na ponta e a sociedade de um modo geral. Essa alta além de incidir sobre os produtos com reflexo direto no preço final, vem crescendo desproporcionalmente no país. Então a gente paga muito tributo e tem pouco retorno de serviços efetivamente para a população”, frisou.
Um total de 400 lojas estarão colaborando com o Dia Livre de Impostos, oportunidade para os consumidores adquirirem produtos com preços mais justos e para os lojistas aumentarem as vendas em um período de baixa demanda. Cada item tem um percentual de tributo embutido oferecendo descontos de 30% a 35% subsidiados por empresários em prol do consumidor.
Em 2022, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal, além da colaboração de mais de 40 mil varejistas, movimentando 3 bilhões na economia, segundo dados da CDL Jovem.
No Amazonas, a campanha impactou mais de 30 mil pessoas. “O que a gente quer este ano é dobrar esses números, então pretendemos atingir 600 mil até porque nós estamos dobrando quase tudo que estamos fazendo. Não tratando como data comercial, mas como um dia de protesto, foi o maior faturamento de uma quinta-feira em todos os shoppings e lojas participantes”, informou Matheus Demasi.
Para o presidente da FCDL-AM (Federação da Câmara dos Lojistas), Ezra Benzion, o DLI é uma oportunidade para conscientizar a população sobre as altas taxas tributárias pagas e dialogar sobre como elas são governadas. “É muito importante realizar um evento para conscientizar as pessoas o quanto de imposto é pago, mas principalmente pra onde vai e como é que esse imposto é administrado”
A campanha de iniciativa da CDL Jovem, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga pelos contribuintes e não revertido para a sociedade, o que acaba de certa forma maquiando o peso dessa carga tributária que carregamos. “A gente paga, por exemplo, na gasolina mais de 50% de imposto e não observamos nenhum benefício de retorno nem para educação, saúde ou segurança pública que é o que a gente deseja”, reiterou.
Entre os serviços e produtos da lista estão chopp, picanha, cerveja, rodízio de sushi, itens pets, pneus e milkshake.
Para aqueles que desejam economizar no supermercado, haverá três opções este ano: o Empório DB, localizado na rua Salvador, 232 – Nossa Senhora das Graças; o DB do Shopping Sumaúma; e o Emporio Rodrigues venderá carne e cerveja sem o valor do
imposto, nas unidades do Vieiralves, Jacira Reis e Shopping Ponta Negra. A venda será limitada a um pack de cerveja e uma peça de carne por cliente.
Os animais de estimação também estão inclusos na ação, e a Miss Pet, localizada na rua Fortaleza, n.443 – Adrianópolis, venderá diversos acessórios sem impostos para presentear seu pet. Os motoristas também poderão aproveitar o DLI para adquirir pneus novos, fazer alinhamento e balanceamento sem a incidência de imposto na Japurá Pneus.
Opinião
Para o governo é vantajoso arrecadar esses tributos, o ideal é que ela seja um pouco mais elevada porque é a única fonte de renda do poder público para investimentos em melhorias e formas de fazer a economia funcionar de forma mais adequada, por isso as alíquotas tendem a ser mais elevadas. para mas para o consumidor, a carga tributária, principalmente num momento de retração na economia pagar altos impostos, nunca é bem-vindo, são as duas formas avaliadas pelo economista Eduardo Souza. “É uma questão que deve ser bem equilibrada porque não deve onerar demais o consumidor quanto menos isso acontece mais dar poder de compra a receita de cada uma dessas pessoas. Por meio do consumo também a economia funciona de uma forma positiva em que você consome mais a uma demanda maior pelos produtos consequentemente há uma produção maior “.
Tanto o governo quanto o consumidor ganha com a data. O Estado zera alíquota de impostos circulando a moeda ajudando a economia. Ou seja, incentivando o consumo, na geração de receita, fazendo com que a economia aqueça. Para o consumidor é um atrativo, pois oferece a oportunidade de adquirir produtos livres de impostos.
Para o economista, a carga tributária elevada e embutida em serviços e produtos finais limita o poder de compra e trava a economia. E a campanha traz esse alerta, “o ato serve para que o consumidor entenda sobre as incidências desses tributos. Lembrando que a campanha é benéfica para todos. Mas é preciso considerar que o momento é de reflexão, principalmente para o consumidor saber o quanto ele paga de impostos e sobre o peso que têm no final ao pagar por um produto”.
“Uma das partes mais importantes para o crescimento de uma economia, é o consumo e a demanda e talvez com um poder de compra mais robusto refletido na diminuição da tributação, a economia poderia se desenvolver muito mais”, complementou.
A campanha nos municípios
Os municípios de Parintins, Manacapuru e Itacoatiara também estarão participando do DLI 2023, oferecendo gasolina sem o valor do imposto. Em Parintins, a ação ocorrerá no posto de gasolina Amazônia, localizado na Rua Silva Meireles, nº 1860, Centro. A loja Nova Ferragens Brito, situada no endereço Rua Desembargador João Corrêa, 767, juntou-se à campanha, assim como a Vitrine Cabocla, uma loja de roupas e acessórios localizada na Avenida Amazonas, 2911 e a loja de roupa intima feminina, Lolita Lingeries situada na Av. Amazonas, 2872.
Em Manacapuru, o evento será realizado no posto de gasolina Atem, situado na Rua Boulevard Pedro Rates, no bairro São José. Já em Itacoatiara, a iniciativa acontecerá no posto de combustível Atem, localizado na Rua Ermelson dos Santos Ferreira, no centro da cidade. Essas ações nos municípios terão início às 8h.
Por dentro
Este ano, a equipe da CDL Jovem investiu em tecnologia, facilitando o cadastramento de lojistas e compradores no site. Os empresários interessados em participar do DLI 2023 já podem se cadastrar: basta acessar www.dialivredeimpostos.org.br. Os registros podem ser feitos até o dia 24 de maio, às 18h.
No portal do DLI, é possível fazer o download de mais de 76 cards e peças, produzidas pela CDL Jovem para que os participantes cadastrados possam divulgar a campanha e suas promoções nas redes sociais e outros canais de comunicação. Também está disponível o manual de marca com todas as orientações para o uso das artes.