25 de novembro de 2024

Setor de franquias registra R$50,8 bilhões apenas no primeiro semestre de 2023

Franquias começam recuperação

A ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, recebeu mais de 61 mil pessoas neste ano, além de ter contado com a participação de mais de 400 marcas expositoras e conforme informações divulgadas pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor registrou uma receita de R$50,8 bilhões apenas no primeiro semestre de 2023.

Para Daniel Lima, gerente de marketing do Shopping Praça da Moça, em Diadema, as franquias vêm se consolidando cada vez mais por serem uma opção de empreender de maneira estruturada e que oferece suporte ao franqueado. “Acompanhamos essa tendência de crescimento. É uma boa opção para quem busca começar a empreender com todo know how e expertise de quem entende do mercado”, comentou.

Alguns setores ganham destaque para receberem investimentos, o principal deles é o segmento de alimentação, que teve um faturamento de aproximadamente R$39 bilhões no último ano, além de contar com diversas opções de franquias. O setor de Hotelaria e Turismo também se mostra atrativo, principalmente neste momento pós-pandemia, registrando assim, um faturamento de 24,5% em 2022.

As oportunidades também aparecem em outros segmentos como: Saúde, Beleza e Bem-Estar, Moda, Casa e Construção e Serviços e outros negócios. Por se tratar de uma marca já estabelecida no mercado, as franquias são investimentos seguros para se empreender, os bons números do setor mesmo após a pandemia, mostram isso.

Pela grande circulação de pessoas e a boa localização, os Shopping Centers têm se tornado uma boa opção para a abertura de franquias. “Sabemos do potencial que os investidores enxergam nesse tipo de empreendimento. Por conta disso, em nosso site temos a aba “Franquia”, específica para investidores, onde é possível encontrar as marcas que já validaram o mall para receber suas franquias. Além da Aba franquia, o Grupo AD possui uma ampla equipe comercial presente em todos os shoppings e também o AlugueOn, marketplace para locação de lojas, quiosques e merchandising para shoppings, para dar todo o suporte aos franqueados.”, explica Messias Mattos, coordenador de administração geral do Grupo AD. O espaço conecta investidores interessados e pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.shoppingpracadamoca.com.br/franquia.asp.

As microfranquias também não ficam para trás. Segundo pesquisa da ABF, houve um crescimento de 87% entre maio de 2021 e maio de 2023, com um salto de 322 para 604 marcas no período. O estudo considerou 1.375 redes associadas na categoria “Franqueador”, com modelos de negócios com valor de investimento inicial de até R$135 mil. Além do investimento inicial ser mais baixo, a implantação e operação de uma microfranquia é simples, o que a torna mais rentável em mercados menores, mas ainda com demanda. Foi observado na pesquisa, que o prazo mínimo para que o investidor tenha retorno é em média de 10 meses.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar