A geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, possui um perfil de consumo fortemente influenciado pelo mundo digital, dada sua conexão nativa com a internet. Porém, o estudo “Uniquely Gen Z”, realizado pelo IBM Institute For Business Value, revela que 67% dos consumidores dessa geração ainda preferem fazer suas compras em lojas físicas.
Visando atender aos jovens consumidores da geração Z, a rede Hortifruti Natural da Terra aposta na personalização através do conhecimento sobre o cliente, utilizando dados gerados pelo programa de relacionamento e um algoritmo de inteligência artificial que oferece ofertas personalizadas a cada consumidor. A gerente geral de marketing da rede, Patrícia Carneiro, destaca que esse público valoriza a sustentabilidade e escolhe marcas com posicionamentos alinhados a questões como diversidade, inclusão, preservação do meio ambiente e redução do desperdício.
Para atrair os jovens consumidores para suas lojas, a Hortifruti Natural da Terra utiliza estratégias como a comunicação em tom mais leve e descontraído, apresentando sempre novidades e produtos “Novinhos em folha” em uma ponta de gôndola exclusiva. A comunicação em loja é cada vez mais digital, utilizando painéis de led para transmitir os valores sustentáveis e atuais da marca.
A marca Renata, detentora da Selmi, adota uma abordagem semelhante para chamar a atenção dos consumidores da geração Z nos supermercados. Além de uma decoração alinhada ao estudo sobre o fluxo de pessoas nos corredores e embalagens atrativas, a marca utiliza o licenciamento de personagens famosos, como Superman, Batman e Mulher Maravilha, para despertar memórias afetivas e conquistar um público fiel.
Para estabelecer uma conexão mais profunda com a geração Z, a Renata investe na presença ativa nas plataformas de mídias sociais, como Instagram, YouTube e TikTok. Com abordagens específicas para cada ambiente e linguagem, a marca consegue se comunicar de forma mais eficiente e autêntica com os diferentes públicos, fortalecendo suas relações com as marcas Renata, Galo e Todeschini. Em suma, a estratégia da marca vai além da experiência em loja e busca dialogar com os jovens onde eles estão, utilizando as ferramentas nativas da geração Z.