A Vale confirmou na quinta-feira, 3, por meio de comunicado à imprensa, que retomará gradativamente as operações na Mina de Água Limpa, localizada em Rio Piracicaba, região Central de Minas Gerais. De acordo com a companhia, a decisão foi tomada tendo em vista o cenário promissor na venda de minério de ferro. As estimativas são de que a mina irá produzir 5,4 milhões de toneladas até o fim do ano, volume 17,4% maior do que o registrado em dezembro de 2008, quando a unidade produziu 4,6 milhões de toneladas.
A volta da produção em Água Limpa já havia sido antecipada pelo presidente do Metabase (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos) de Mariana e região, José Horta Mafra Costa, no mês passado, porém ainda não havia sido confirmada oficialmente pela Vale.
De acordo com a mineradora, a mina foi uma das atingidas pelas medidas tomadas para reduzir os impactos decorrentes da crise financeira mundial. Na unidade, os empregados estiveram em férias coletivas, durante 30 dias, entre 2 e 31 de janeiro. Em 22 de janeiro, a Vale anunciou proposta de licença remunerada, aceita pelo Sindicato Metabase Mariana, que representa os empregados da unidade.
Vale confirma retomada de operações em jazida de ferro
Em: 4 de setembro de 2009
As estimativas são de que a mina irá produzir 5,4 milhões de toneladas até o fim do ano, volume 17,4% maior do que o registrado em dezembro de 2008, quando a unidade produziu 4,6 milhões de toneladas
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Mercado reduz projeção da Selic para 13,50%
21 de setembro de 2026

Feira de Livros do Sesc Amazonas homenageia Milton Hatoum
21 de setembro de 2026

Coari recebe encontro do Sebrae que propõe novas soluções para diversificar a economia local
21 de setembro de 2026

Real acumula perda de mais de 80% frente ao dólar
21 de setembro de 2026

LG lidera mercado brasileiro de monitores em valor e bate recorde na subsidiária brasileira
21 de setembro de 2026

Dólar no fim de 2026 segue em R$ 5,20 pela 14ª semana consecutiva, projeta Focus
21 de setembro de 2026

Brasil fecha Copa do Mundo de ginástica com mais cinco pódios
21 de setembro de 2026

Recomendações de criadores já levaram 76% dos consumidores à compra
21 de setembro de 2026