21 de dezembro de 2024

E-commerce lidera a intenção de compras para o Dia das Mães 2024

Segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o dia das mães 2024 terá um faturamento de R$ 7,03 bilhões nas vendas do e-commerce, um crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, e uma pesquisa da Opinion Box mostra que 42% dos brasileiros deve fazer compras online nesta data.

O dia das mães é considerado a segunda melhor data do calendário comercial e para chamar a atenção dos clientes é preciso criar estratégias de comunicação segmentadas que conversem com os usuários. O primeiro passo é entender o que as mães querem ganhar e o que os filhos querem comprar. Uma pesquisa realizada pelo Google mostra que as roupas são as campeãs para os dois públicos, porém enquanto muitas mães gostariam de ganhar celulares, a maioria dos filhos não está disposta em investir neste presente.

Além disso, dados do Google Trends, referentes a pesquisa por “presente de dia das mães” nos últimos 5 anos, mostram que as pessoas começam a procurar o termo um mês antes da data. Em 2024, o dia das mães será comemorado no dia 12 de maio, segundo domingo do mês, por isso já é hora de começar a preparar a loja virtual para o dia das mães.

O pico da pesquisa acontece na semana da data comemorativa, ou seja, muitas pessoas começam a pesquisar com um mês de antecedência, mas a maioria das compras para o dia das mães são realizadas em cima da hora. Por isso é preciso organizar o estoque e oferecer opções de pagamento e entrega rápida. Ou seja, o segredo para vender mais no dia das mães é planejamento, transparência e comunicação.

  • Planejamento: vista o site para o dia das mães, e prepare promoções especiais com um mês de antecedência.
  • Transparência: deixe claro quais são os prazos de entrega e regras política de devolução.
  • Comunicação: garanta que os clientes fiéis e novos usuários saibam das promoções para a data.

Newsletter e Automação de Marketing para o dia das mães

Existem duas formas de se comunicar com os clientes virtuais no dia das mães, por meio de newsletters de campanhas em massa com promoções de descontos imperdíveis ou com automações personalizadas para o público-alvo do seu site.

Com as automações é possível enviar e-mails automáticos para usuários que abandonaram o carrinho de compras ou visualizaram produtos específicos, como roupas (maior intensão de busca na data) e essas mensagens podem ser enviadas por e-mail ou WhatsApp. Um cliente da edrone da área de saúde e bem-estar alcançou uma taxa de abertura de mensagens de WhatsApp para produtos visualizados de 67,5%, atingindo mais de mil clientes em um mês.

Combinar o uso de automação de marketing com campanhas de newsletter é uma estratégia certeira para aumentar o faturamento do e-commerce. Em março, um cliente da edrone do segmento de eletrônicos combinou essas estratégias e conseguiu mais de R$ 90.000,00 de faturamento.

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Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

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