Seplan realiza evento sobre propriedade intelectual no dia 29

Em: 24 de setembro de 2009
A Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas) realiza no próximo dia 29 de setembro, a partir das 8h30, no seu auditório, o 1º Seminário de Propriedade Industrial do Amazonas
A Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas) realiza no próximo dia 29 de setembro, a partir das 8h30, no seu auditório, o 1º Seminário de Propriedade Industrial do Amazonas

A Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas) realiza no próximo dia 29 de setembro, a partir das 8h30, no seu auditório, o 1º Seminário de Propriedade Industrial do Amazonas. Um dos principais objetivos do evento é propagar informações necessárias sobre registros de marcas e patentes.
O seminário é promovido pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e vai contar com a participação de palestrantes do órgão, único autorizado no país a efetivar registros de marcas e patentes. O público alvo são pequenos empreendedores e universitários de diversas áreas e terão acesso a noções de ciência, propriedade intelectual, invenção e marca.
De acordo com a assessoria da Seplan, os participantes receberão orientações sobre como proceder em situações de registros de marcas, patentes, proteção de invenção ou modelo de utilidade e ainda poderão divulgar a cultura da propriedade intelectual.
Ainda segundo a assessoria, a Seplan está divulgando o evento na mídia para atingir o maior número possível de participantes. Com o seminário, o Inpi/Am pretende que os empreendedores participantes estejam cientes de todas as questões relacionadas à propriedade intelectual.
Sem revelar números de investimentos para a realização do seminário, a assessoria apenas adiantou que virá um representante do Inpi nacional para palestrar no evento sobre assuntos relativos aos registros de marcas, concessão de patentes, desenho industrial, contratos de transferência e franquias empresariais.
No Amazonas, o setor de registro de marcas e patentes tem obtido números razoáveis em comparação às demais regiões do país. Só no ano passado, foram registrados mais de 200 certificados de marcas e patentes na Reinpi/Am (Representação Estadual do Instituo Nacional da Propriedade Industrial no Amazonas).
A marca garante ao proprietário o direito de uso exclusivo sobre um determinado produto em um prazo de dez anos ou mais. Já a patente é concedida pelo Estado a inventores ou a quem aperfeiçoa produtos já existentes, além de garantir a exclusividade de exploração do invento por 15 a 20 anos.
O seminário vai acontecer no auditório da Seplan, na na rua Major Gabriel, 1870, Praça 14. Quem desejar se inscrever, basta ligar para 2126-1235. As inscrições são gratuitas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar