19 de setembro de 2024

Procon-AM orienta sobre como realizar denúncias ou reclamações na instituição

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) é uma autarquia dedicada a proteger e orientar a população do estado, atuando tanto na prevenção quanto na resolução de conflitos. Com esse objetivo, a instituição apresenta as principais formas de contato e orienta como utilizar esses canais para obter auxílio na solução de problemas relacionados a compras, serviços e contratos.

O órgão enfatiza que as demandas consumeristas podem ser feitas online ou presencialmente na sede do órgão, localizada na Avenida André Araújo, 1500, zona sul de Manaus.

De acordo com diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, entre as principais funções do órgão estão a fiscalização do mercado, a orientação e educação dos consumidores, a aplicação de sanções em caso de infrações cometidas pelos fornecedores, e a mediação de conflitos entre consumidores e fornecedores.

“O papel do Procon é fundamental para a garantia dos direitos do consumidor quando um fornecedor não cumpre suas obrigações. Assim, o Procon age como mediador entre consumidores e fornecedores, buscando soluções amigáveis para os conflitos de consumo e evitando litígios judiciais”, afirmou

Fraxe destaca que além de ser um órgão fiscalizador, o Procon-AM é também responsável por receber e processar denúncias e por encaminhá-las para Ministério Público do Amazonas (MPAM) e Defensoria Pública do Estado (DPE).

Como denunciar :

O que é o Procon-AM?

O Procon é uma autarquia pública de defesa do consumidor que, entre outras funções, recebe reclamações para mediar soluções de conflitos entre consumidor, empresas e prestadores de serviços de forma extrajudicial. O órgão também se dedica a fornecer orientações sobre questões de consumo, além de atuar com medidas administrativas para cessar práticas abusivas de empresas e fazer conciliações entre as partes, no caso consumidor e empresa.

Que problemas o Procon-AM pode resolver?

Qualquer problema ou insatisfação com alguma empresa, loja ou fornecedor que desrespeite os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor e outras regulamentações consumeristas, podem ser recebidos e tratados pelo Procon.

O atendimento no Procon-AM é totalmente gratuito. Após registrar sua reclamação, a empresa será notificada e deve, em um prazo estabelecido, dar uma resposta à queixa apresentada.

Se, mesmo após falar com a empresa e recorrer ao Procon, o seu problema não foi resolvido, pode-se ingressar uma ação no Juizado Especial Cível, que cuida de casos de menor complexidade.

Como abrir uma reclamação no Procon-AM?Para fazer uma reclamação ou denúncia junto ao Procon-AM, é necessário ter alguns documentos, como o comprovante da compra ou contratação do produto/serviço, além de informações sobre o problema enfrentado, como a data em que ocorreu, o tipo de produto ou serviço envolvido e o nome da empresa. É possível abrir uma reclamação comparecendo a uma unidade presencialmente, ou pela internet, ou telefone.

Nesses casos é preciso apresentar:

Dados da empresa da qual deseja fazer a reclamação (nome, CNPJ, endereço)

Todas as informações relativas ao produto ou serviço (nota fiscal, modelo, registros de tela da compra).

Provas das suas tentativas de resolver o problema com a empresa (protocolos de atendimento, conversações por e-mail, carta, etc).

Presencialmente:

Para fazer a reclamação de forma presencial, o consumidor deve comparecer ao Procon-AM, que está localizado na avenida André Araújo, n.º 1500, no horário das 8 às 14h, pegue uma senha e aguarde ser chamado. Importante! Para o atendimento pessoal, é preciso apresentar o RG do consumidor ou de seu representante legal.

A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou cupom fiscal. Porém, é possível indicar um procurador. No caso da reclamação ser aberta por procurador, este deverá apresentar seu RG e uma procuração simples (não é preciso reconhecer firma).  Nas terças e quintas-feiras, não são registradas reclamações e denúncias, pois o órgão realiza audiências de conciliação entre empresas e consumidores nesses dias.

Pela internet ou telefone

O órgão oferece a opção de registrar denúncias online, através do site oficial, www.procon.am.gov.br, onde o consumidor pode preencher um formulário detalhando o problema enfrentado. Além disso, é possível anexar documentos que comprovem a irregularidade, como notas fiscais, contratos ou outros registros pertinentes.

O consumidor pode ligar também para os números: 0800-092-1512 ou 32154009. Além deste recurso, o órgão possui uma aba do site com um formulário online para receber denúncias relacionadas à má prestação de serviço por parte dos planos de saúde.

Após o recebimento da denúncia ou reclamação, o Procon-AM analisa o caso e, se constatados indícios suficientes de violação, o Departamento de Fiscalização do órgão toma as medidas necessárias, que podem incluir autuação, notificação e fiscalização das práticas abusivas ou mediação do conflito através de audiências de conciliação.

 

 

 

 

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar