Pecuaristas e produtores de Boca do Acre (a 2.322 km de Manaus) se reuniram na terça-feira, 9, sob a coordenação da SDS (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) para discutir as ações de regularização ambiental e fundiária da região, em especial, da área de influência da BR-317.
A convite da titular da SDS, Nádia Ferreira, estiveram presentes o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Luiz Antônio, uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.
O Governo do Amazonas quer estimular a recomposição do passivo ambiental da área de influência da BR-317. O problema ambiental na região já existe há 50 anos, desde o processo de construção da rodovia.
Foram apresentados os resultados alcançados pelo governo estadual, como a realização de um diagnóstico ocupacional, com vistorias nas propriedades, que possibilitará a legalização fundiária definitiva. Foram identificadas 93 propriedades rurais, das 142 propriedades existentes na BR-317. O representante do MDA, Luiz Antonio, apresentou os resultados do Programa Terra Legal do Governo Federal que está sendo executado na região.
Outro assunto em pauta foi o Zoneamento Ecológico-Econômico da Sub Região do Purus, começando por Boca do Acre, e que está em fase de execução, com previsão para conclusão em junho de 2010.
Foram discutidas ainda as várias alternativas de regularização do passivo ambiental da região, como o Cadastro Ambiental Rural, que será realizado pela SDS, com previsão para ser iniciado no primeiro semestre deste ano.
SDS debate regularização ambiental em Boca do Acre
Em: 11 de março de 2010
Pecuaristas e produtores de Boca do Acre (a 2.322 km de Manaus) se reuniram na terça-feira, 9, sob a coordenação da SDS para discutir as ações de regularização ambiental e fundiária da região, em especial, da área de influência da BR-317.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Cantora Mahmundi faz show no Encruzilhada Bar neste sábado (19/09)
16 de setembro de 2026

Mercado de beleza se divide entre preços baixos e luxo
16 de setembro de 2026

90% dos brasileiros mudam hábitos de compra para economizar
16 de setembro de 2026

STF provocou mal-estar cívico na população, diz Cármen Lúcia
16 de setembro de 2026

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre
16 de setembro de 2026


Bets reduzem consumo e atividade econômica, diz pesquisa da USP
15 de setembro de 2026

Flávio Dino pede vista de julgamento sobre Moraes e Mendonça
15 de setembro de 2026