A demanda das empresas por crédito teve alta de 11,4% em fevereiro na comparação com o mesmo mês no ano passado, registrando o maior crescimento dos últimos 17 meses. Em setembro de 2008, a alta havia sido de 12,6%.
De acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado ontem, houve recuo de 3,6% no confronto com janeiro, resultado influenciado pela menor quantidade de dias úteis. No acumulado do ano, o avanço chegou a 7,1%.
Na análise por porte, a alta anual de 11,4% foi liderada pelo crescimento de 15,7% na demanda por crédito das grandes empresas -o segmento registrou variação positiva também na comparação com janeiro, aponta a pesquisa.
Já as micro e pequenas empresas tiveram alta de 12,7% ante fevereiro de 2008, enquanto as médias registraram queda (7,1%), provavelmente por sentirem um cenário internacional ainda dominado pelo baixo dinamismo econômico, segundo os analistas da Serasa.
Grandes empresas
No acumulado do primeiro bimestre, as grandes empresas lideram a procura por crédito com crescimento de 15,0%, segundo o levantamento da Serasa.
Por setor, as empresas de serviços lideraram a expansão, com um avanço de 13,5% ante o mesmo mês de 2009. Em seguida vieram as empresas do comércio (10,6%) e as indústrias (7,9%). No primeiro bimestre, o setor de serviços segue à frente, com expansão de 7,8%.