A segunda fase da licitação do transporte coletivo urbano de passageiros foi realizada ontem, no auditório da SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos), no Terminal Rodoviário de Flores (Zona Centro-Sul), com a abertura do segundo lote de documentos das empresas habilitadas a continuar no processo. Os resultados da análise desta etapa serão divulgados até a próxima terça-feira (01/03).
De acordo com o superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, após essa etapa, inicia-se uma nova fase no serviço de transporte coletivo de Manaus. “Acreditamos que até o mês de junho os novos ônibus devem começar a circular nas ruas. Por enquanto, não falamos em reajuste de tarifa no transporte coletivo. A Prefeitura de Manaus não vai conceder tarifa nova para ônibus velho”, adiantou Cavalcante.
A novidade desta fase é a participação das cinco empresas que haviam sido desclassificadas na primeira etapa por não terem dado garantia financeira: Rondônia Comércio e Extração de Minérios Ltda., Viação Nova Integração Ltda., Transtol Empresa de Transporte Coletivo Toledo Ltda., Global GNZ Empreendimentos e Participações Ltda. e Auto Ônibus Líder Ltda. As empresas cumpriram o prazo do recurso e entregaram os envelopes com as propostas técnicas e de valores, a tempo de serem avaliadas pela Comissão de Licitação da SMTU. As outras quatro empresas que continuam no certame, são: Viação São Pedro Ltda., Via Verde Transportes Coletivos Ltda. e Expresso Coroado Ltda. e a City Transportes Ltda.
Segundo a assessoria da SMTU, nesta etapa as empresas apresentam propostas técnicas onde constam o valor de outorga, ou seja, preço pago pelo operador do sistema, e declarações que comprovem experiência de participação e conhecimento técnico no sistema de transporte público. Finalizadas as apreciações, a comissão anunciará, até a próxima semana, os nomes das empresas vencedoras para operar no setor de transporte coletivo da capital.
O Edital de licitação lançado pela Prefeitura de Manaus no dia 15 de dezembro de 2010, determina que, além de renovar a frota em mais de 800 ônibus, as 235 linhas do sistema de transporte convencional sejam divididas em dez lotes. A operação de cada lote, rota, local, trecho e horário das áreas de abrangência serão definidos a critério e por determinação do poder concedente. As empresas consideradas classificadas no processo licitatório poderão operar, cada uma, em até dois lotes.
Empresas desclassificadas voltam a concorrer na 2ª etapa da licitação
Em: 28 de fevereiro de 2011
Segunda fase da licitação iniciou com a abertura do 2º lote de documentos das empresas
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026


Nanoempreendedor está livre do CNPJ Técnico
18 de setembro de 2026

‘Passagem secreta’ e mais de R$ 700 mil: o que a polícia encontrou na casa de Milton Leite
18 de setembro de 2026

Flávio Bolsonaro repete estratégia do pai e recruta ‘fiscais’ para as eleições
18 de setembro de 2026

Brasil terá programa Tax Free para devolver CBS e IBS a turistas estrangeiros
18 de setembro de 2026

Cultura no DNA: Titãs volta aos palcos da Nilton Lins após show histórico na década de 90
18 de setembro de 2026

Sindifisco-AM realiza palestra sobre equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico
18 de setembro de 2026