Os réus José Lauro Rocha da Silva e os irmãos Admilson Garcia da Silva e Adilson Garcia da Silva, acusados de envolvimento em turismo sexual, corrupção de menores e favorecimento de prostituição no Amazonas, vão depor nesta terça-feira na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Tráfico Internacional de Pessoas do Senado.
Eles respondem a processo criminal (No. 0006327-13.2011.4.01.3200) na Justiça Federal do Amazonas.
O processo aponta também Richard Wayne Schair, Juscelino de Souza Motta, Daniel Geraldo Lopes e Sílvio Pettengil Neto como praticante do crime.
Lauro Rocha da Silva é acusado de fornecer barcos e festas, nas quais meninas menores de idade são prostituídas.
Os dois irmãos agiriam como guias turísticos. Todo o grupo aliciaria menores para oferecê-las aos turistas.
O caso chegou a CPI do Tráfico quando da realização da diligência em Manaus no dia 1º. de julho. A presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), esclarece que a Comissão foi criada para investigar o tráfico de pessoas e suas consequências, rotas e responsáveis. “É um crime que abre as portas para vários outros crimes”, ressaltou.
A denúncia desse caso de turismo sexual foi enviada em janeiro deste ano Pelo Ministério Público e recebida pela 4ª. Vara da Justiça Federal do Amazonas.
No dia 9 de julho o assunto veio à tona por meio de matéria publicada no jornal “The New York Times”, na qual foi noticiado que quatro mulheres brasileiras indígenas da cidade de Autazes (Amazonas) estão processando a empresa norte-americana de turismo Wet-A-line, do empresário Wayne Schair, pedindo danos morais.
A Wet–Line atuava no Amazonas em parceria com a empresa nacional Santana Ecofish Safari.
Em entrevista concedida à mídia amazonense o delegado da Polícia Federal, Roberto Câmara, disse que a denúncia foi provocada por um “concorrente” da Santana Ecofish Safari.
Segundo suas declarações, durante a investigação, foram constatadas que nas vendas de pacotes turísticos para a pesca esportiva, a prostituição com mulheres também estava incluída.
A Comissão foi instalada no dia 27 de abril com o objetivo de fazer um mapeamento da situação do tráfico no País, tipificar o crime e contribuir para a formulação de políticas públicas e campanhas educativas que somem para o fim desse crime.
Os trabalhos iniciaram com 240 rotas de tráfico denunciadas. Manaus foi a primeira cidade a receber a CPI, que já realizou diligências também nas cidades de Belém, Salvador e Rio de Janeiro.
CPI do Tráfico de Pessoas ouve envolvidos
Em: 3 de outubro de 2011
O processo aponta também Richard Wayne Schair, Juscelino de Souza Motta, Daniel Geraldo Lopes e Sílvio Pettengil Neto como praticante do crime
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026