O Amazonas foi o Estado que registrou maior aumento na produção industrial no acumulado do ano, com 16,1%, seguido do Paraná – 13,4%, Rio Grande do Sul – 6,9% e Pernambuco – 4,1%, segundo dados divulgados na manhã de ontem (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em outubro de 2011, a produção industrial do Amazonas cresceu 0,9% frente ao mês anterior que foi de 3,3%, sendo esta a segunda taxa positiva consecutiva, período em que acumulou ganho de 5,6%. A pesquisa também mostra que em 7 dos 14 locais pesquisados houve queda na comparação com o mês anterior.
Em relação a igual período do ano passado, o índice mensal avançou 16,1% em outubro de 2011, acelerando o ritmo frente a taxa de setembro 11,3%. Com isso, o índice acumulado nos dez meses do ano ficou em 4,4%.
De acordo com o Coordenador de Disseminação e Informações do IBGE (Instituto Brasileiro Geografia e Estatística), no Amazonas, Adjalma Nogueira, o setor industrial do Amazonas apontou crescimento em oito das onze atividades pesquisadas. O destaque positivo foi observado em alimentos e bebidas que subiu 50,0%. “Vale citar também as contribuições positivas vindas de material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicação, que apontam 8,1%, de refino de petróleo e álcool – 45,0% e de outros equipamentos de transporte – 12,5%”, disse. Completando que o crescimento é impulsionado, sobretudo pelo aumento na produção de televisores, gasolina automotiva e motocicletas.
O Amazonas despontou na contramão dos dados apresentados por outras regiões do Brasil. Apenas 50% dos locais pesquisados tiveram crescimento na produção industrial entre eles o Amazonas, Bahia e Rio Grande do Sul. Estados como Goiás, São Paulo e Minas Gerais, tiveram queda mais significativa e ficaram com a redução abaixo da média nacional.
Os que tiveram avanço na produção foram: Amazonas (0,9%), Bahia (3,0%), Rio Grande do Sul (2,4%), Minas Gerais (1,6%), região Nordeste (1,0%) e Paraná (1,0%). Os estados que mostraram redução na produção foram: Ceará (-1,5%), Pará (-1,4%), Pernambuco (-1,0%) e Rio de Janeiro (-0,9%), Goiás (- 8,0%), Santa Catarina (-3,4%) e São Paulo (-2,6%).
Amazonas lidera produção industrial
Em: 9 de dezembro de 2011
O Amazonas foi o Estado que registrou maior aumento na produção industrial no acumulado do ano, com 16,1%, seguido do Paraná – 13,4%, Rio Grande do Sul – 6,9% e Pernambuco – 4,1%, segundo dados divulgados na manhã de ontem (7) pelo IBGE
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026