Indústrias elevam consumo de gás natural em novembro

Em: 23 de dezembro de 2011
O mercado de gás natural no Brasil encerrou o penúltimo mês de 2011, ultrapassando a marca de 50 milhões de metros cúbicos consumidos diariamente, mais de 2 milhões de clientes e 20 mil km de rede de distribuição
O mercado de gás natural no Brasil encerrou o penúltimo mês de 2011, ultrapassando a marca de 50 milhões de metros cúbicos consumidos diariamente, mais de 2 milhões de clientes e 20 mil km de rede de distribuição

O mercado de gás natural no Brasil encerrou o penúltimo mês de 2011, ultrapassando a marca de 50 milhões de metros cúbicos consumidos diariamente, mais de 2 milhões de clientes e 20 mil km de rede de distribuição. Só as indústrias consumiram, em média, 29 milhões de metros cúbicos por dia, representando pouco mais de 60% do consumo total de gás natural no período.
O levantamento feito pela Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) aponta que, no acumulado do ano (janeiro a novembro), as indústrias e residências aumentaram seu consumo de gás natural em aproximadamente 10%. Notórios também foram os crescimentos do setor de co-geração (4,14%), comercial (7,78%) e matéria-prima (10,29%). Em contrapartida, o consumo de geração elétrica retraiu em 37,68%.
Comparando-se novembro de 2011 com o mesmo mês do ano anterior, o consumo de gás natural só não manteve a média de crescimento em razão da queda acentuada (57,20%) no despacho térmico graças ao alto nível dos reservatórios. Todos os segmentos apresentaram crescimento, com destaques para o industrial (6,39%) e o residencial (13,71%), além da retomada do automotivo (1,42%). Com relação a outubro, o crescimento foi de 0,52%.
A Região Sudeste continua sendo a região que mais consome gás natural no país, com 32,4 milhões de metros cúbicos consumidos por dia em novembro. Na sequência, estão as regiões Nordeste com 10,5 milhões m³/dia e Sul com 4,6 milhões. Já as Regiões Centro-Oeste e Norte consumiram, respectivamente, 285,5 mil m³/dia e 2,1 milhões m³/dia.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar