A reportagem de capa da última edição da revista americana “The Economist”, lançada na última quinta-feira, comenta a ação do governo brasileiro em empresas e o crescimento das corporações nas chamadas economias de “capitalismo de Estado”.
Sob a manchete “O crescimento do capitalismo de Estado”, a revista informa que o país passou por uma “abrangente privatização nos anos 1990” e agora está interferindo em decisões da Vale e da Petrobras, “convencendo empresas menores a formar grupos campeões nacionais”. A publicação revela que a África do Sul “flerta” com o modelo brasileiro.
De acordo com a reportagem, Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul, “não estão promovendo apenas mudanças duras de infraestrutura, mas também na infraestrutura de corporações nacionais”.
Segundo a revista, os sustentadores do “capitalismo de Estado” argumentam que é possível prover estabilidade e crescimento sob o comando de governos competentes.
A reportagem revela que a relação com a cultura mandarim ajuda os países asiáticos a desenvolver a boa administração do Estado, mas não é vista no Brasil e na África do Sul, que também estão incluídos no grupo dos emergentes.
Países que aplicam esse modelo, especialmente a China, “não veem problemas em manter a mistura entre o Estado e as empresas”, diz a revista, que também questiona o sucesso do modelo e as perspectivas para os mercados emergentes.
THE ECONOMIST – Brasil aplica ‘capitalismo de estado’ diz revista
Em: 20 de janeiro de 2012
A reportagem de capa da última edição da revista americana “The Economist”, lançada na última quinta-feira, comenta a ação do governo brasileiro…
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026