A produção de bicicletas no PIM (Polo Industrial de Manaus) é a melhor para o mês de julho, segundo os últimos dados dos Indicadores Econômicos levantados mensalmente pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). O primeiro mês do segundo semestre registrou total de 84,7 mil unidades produzidas contra 77,1 mil de julho do ano passado, uma diferença de quase 8 mil bicicletas em 2012.
No acumulado do ano, com 506 mil unidades, a produção das “magrelas” supera em 19,50% o total de janeiro a julho de 2011 (422,3 mil). Na comparação com o mês de junho (68.626), o salto na produção de julho foi de 16 mil bicicletas.
O segmento vive situação mais estável que a produção de motocicletas, ainda se recuperando das dificuldades de concessão de crédito para que o consumidor final possa adquirir o veículo. No caso das bicicletas, a expectativa é chegar a 1 milhão de unidades produzidas até o final do ano.
Marcas como a Caloi trabalham com média de 3,3 mil bicicletas saindo da linha de produção por dia, num nicho que recebe cada vez mais investimentos em novos modelos e capacidade de produção. Fabricantes como a Prince Bike e a Houston chegam para ampliar a quantidade do produto nas lojas, assim como a oferta de vagas de empregos.
O bom momento do segmento pode ser explicado com a mudança de status do produto. De brinquedo campeão de vendas no Dia das Crianças e Natal, as bicicletas ganharam importância como instrumentos para atividade física saudável, tornaram-se ferramenta de trabalho para autônomos e ganham cada dia mais adeptos que buscam alternativas de transporte nos grandes centros urbanos. Em comunidades no interior do país, estão entre os principais meios de locomoção.
Esse interesse pelo produto deve passar a ser maior com a chegada de um novo variante: a bicicleta elétrica. CR Zongshen, Dafra e Kasinski já têm o modelo elétrico em suas linhas de produção. Houston e Caloi estudam investir no nicho enquanto a Sense Bike da Amazônia e a Ox da Amazônia têm projetos aprovados no CAS (Conselho de Administração da Suframa) para iniciar a produção no PIM.
Produção cresce 19,50% no ano
Em: 3 de outubro de 2012
Segmento de duas rodas ganha impulso com modismo da modalidade de transporte nas principais cidades brasileiras
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026