Microsoft lança nova versão do Windows e tablet Surface

Em: 26 de outubro de 2012
A Microsoft lançou hoje (25) os dois produtos mais importantes de sua história recente: o Windows 8, nova versão do sistema operacional usado em 92% dos computadores do mundo, e o Surface, primeiro tablet da empresa
A Microsoft lançou hoje (25) os dois produtos mais importantes de sua história recente: o Windows 8, nova versão do sistema operacional usado em 92% dos computadores do mundo, e o Surface, primeiro tablet da empresa

A Microsoft lançou hoje (25) os dois produtos mais importantes de sua história recente: o Windows 8, nova versão do sistema operacional usado em 92% dos computadores do mundo, e o Surface, primeiro tablet da empresa.
Com visual inspirado em smartphones e voltados ao uso com toque na tela, os produtos têm a missão de manter a hegemonia da Microsoft no mercado de computação pessoal, ameaçada pelo iPad, da Apple, e por tablets com Android, sistema do Google.
O Windows 8 custa R$ 269 no Brasil, e não há previsão de chegada do Surface.
Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows da Microsoft, disse no evento principal, em Nova York, que mais de mil dispositivos já foram certificados para rodar o Windows 8.
O Surface, porém, não vem com Windows 8, e sim com Windows RT, uma versão simplificada do novo sistema destinada a aparelhos com processadores de arquitetura ARM, que consomem menos energia e são adotados em praticamente todos os smartphones e tablets atuais.
A versão RT só funciona com aplicativos da Windows Store, loja de apps nos moldes das controladas pela Apple (App Store) e pelo Google (Google Play).
Não é possível instalar no Surface programas tradicionais, como a versão completa do Adobe Photoshop e o navegador Chrome, do Google.
Segundo Sinofsky, o Windows RT é compatível com 420 milhões de dispositivos, como mouses, teclados, discos rígidos externos, impressoras e monitores.
Ainda de acordo com o executivo, a Windows Store vai estrear com mais aplicativos do que todas as lojas concorrentes quando essas foram lançadas.
O executivo, porém, não citou números. Nas resenhas do Windows 8 publicadas pela imprensa especializada, a falta de apps tem sido apontada como o principal problema da nova plataforma.
“O Windows 8 é uma oportunidade sem precedentes para desenvolvedores”, afirmou Steve Ballmer, presidente-executivo da Microsoft.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar