Demissões passam de 19 mil no ano

Em: 5 de novembro de 2012
Levantamento do Sindicato dos Metalúrgicos mostra que alta até o mês de outubro alcançou 64,24% sobre 2011
Levantamento do Sindicato dos Metalúrgicos mostra que alta até o mês de outubro alcançou 64,24% sobre 2011

Quase 20 mil empregos foram ‘perdidos’ no PIM até outubro deste ano. No período, o Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas) contabilizou a homologação de 19.759 mil demissões (12.579 homens e 7.180 mulheres), 64,24% a mais em relação ao acumulado do ano passado, quando 12.030 mil trabalhadores foram desligados.
De acordo com o levantamento da entidade, a maior parte das demissões partiu do setor eletroeletrônico e de duas rodas, sendo as “campeãs” em rescisão de contratos, a Moto Honda (- 1.310 postos), a Samsung (-801) e a L.G (-788), respectivamente.
Ao considerar apenas o mês de outubro, os números indicam uma leve recuperação. Foram 1.636 desligamentos (1.040 homens e 596 mulheres), redução de 1,91% frente ao resultado de setembro e de 18,32% quando comparado ao mesmo período do ano passado (-2.003 postos). Desta forma, outubro registrou o terceiro menor número de afastamentos de 2012, atrás apenas de janeiro (1.533 demissões) e junho (1.215 demissões).
“Até o presente momento não verificamos nenhuma melhora no setor de duas rodas, o principal responsável pelo quadro de demissões de 2012. O que segurou o resultado de outubro foi o polo eletroeletrônico que reduziu as demissões por conta da produção para o Natal, mas o total de desligamentos acumulados no ano deixa clara a diferença em relação ao ano passado ”, avaliou o empresário e vice-presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Nelson Azevedo.
O presidente do Sinaees (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus), Celso Piacentini, confirmou a melhora do segmento. “O polo eletroeletrônico realmente deu a sua contribuição para uma melhoria no quadro de empregos a partir de setembro”.
Segundo ele, a fabricação de condicionadores de ar do tipo split, de televisores de tela LCD e de aparelhos celulares impulsionaram as contratações e consequentemente a redução das rescisões contratuais.
O presidente do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Wilson Périco, diz que a análise dos números inspira cuidados. “Esses são apenas o número de demissões, não está incluído neste levantamento, o total de contratações. O melhor é que se analise o saldo de empregos no período divulgado pelo Caged”, ponderou.
Em todo caso, os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) também não são animadores. Mesmo sem o fechamento dos dados de outubro, até setembro deste ano o saldo ficou negativo em 216 empregos contra os 21.507 mil empregos gerados em igual período de 2011.
“Tudo indica que não teremos melhora do quadro até o final do ano. Nossa expectativa está toda sobre o ano de 2013”, lamentou Nelson Azevedo. “Já esperamos finalizar o primeiro trimestre com números bem diferentes na geração de emprego e índice demissional”, completou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar