Apesar da aposta do governo para retomada da economia em 2013, o Banco Central já prevê crescimento menor do crédito no ano que vem.
Enquanto a alta deve fechar em 16% neste, as projeções da autoridade monetária indicam que, em 2013, o crédito registrará crescimento de 14%.
O estímulo ao crédito é uma das ferramentas usadas pelo governo para incentivar o consumo e para aquecer o mercado. Essa trajetória decrescente vem se confirmando ao longo dos anos, uma vez que, em 2010 o crescimento do crédito chegou a 21%, caindo para 19% em 2011.
Para o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, o resultado é “natural”, uma vez que a base de comparação está aumentando.
“O crédito vem se expandindo junto com o PIB e essa relação crédito/PIB também vem aumentando. Isso mostra a importância do crédito como fator de estímulo à economia”, completou. A relação crédito/PIB deve subir de 53% para 55% ao final de 2013.
Para Maciel, o crescimento, ainda que menor do crédito no ano que vem, é “sustentável” e acompanha o crescimento da renda.
Os bancos públicos serão os principais a pisar no freio ano que vem. Apesar de liderarem a expansão do crédito, à frente dos privados nacionais e estrangeiros, as instituições financeiras públicas devem fazer menos empréstimos, saindo de um crescimento de 26%, previsto em 2012, e chegando a 18%, em 2013.
Os bancos privados nacionais devem emprestar um pouco mais que neste ano. A previsão de alta para 2012 é de 7% e 2013, de 10%.
Já os bancos privados estrangeiros devem ter crescimento de 11% neste ano e de 12% em 2013.
Crescimento do crédito no Brasil deve ser menor no próximo ano
Em: 20 de dezembro de 2012
Apesar da aposta do governo para retomada da economia em 2013, o Banco Central já prevê crescimento menor do crédito no ano que vem
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026