O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou nesta quarta-feira (6) que é “zero” a possibilidade de a Casa não cumprir uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a perda de mandato dos deputados condenados no julgamento do mensalão . “Não há a menor possibilidade, o risco mínimo de confronto entre o Legislativo e o Judiciário é zero. Zero. Quem pensar diferente é a frase popular: tire o cavalinho da chuva”, disse ele, após se reunir com o presidente do STF, Joaquim Barbosa.
Na segunda-feira, ao tomar posse, Henrique Alves deu declarações que foram interpretadas como uma afronta à decisão do STF. “Os outros Poderes, com todo o respeito… mas o Poder que representa o povo brasileiro, na sua mais sincera legitimidade, queiram ou não queiram, é esta Casa aqui, é o Legislativo, é o Parlamento brasileiro”, disse ele na ocasião.
Nesta quarta, o novo presidente da Câmara destacou “o respeito” entre os dois Poderes. “É imenso o respeito entre o Legislativo e o Judiciário e vice-versa…Então cada um sabe sua responsabilidade”, declarou.
Alves afirmou ainda que o procedimento na Câmara para confirmar a cassação dos deputados condenados no mensalão será “rápido”, mas é preciso o processo chegar ao Congresso primeiro. Ele disse que cabe à Câmara cumprir as “formalidades legais” e sem possibilidades de “confrontar o mérito”.
Em dezembro do ano passado, a maioria dos ministros do STF decidiu que os parlamentares envolvidos no mensalão, esquema de compra de apoio político no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deveriam perder seus mandatos assim que o processo fosse encerrado.
O julgamento da ação penal foi concluído, mas ainda falta a publicação do acórdão e recursos podem ser apresentados. Entre os condenados, estão o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
A decisão da Suprema Corte afeta os mandatos dos deputados José Genoino (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), todos condenados no julgamento.
A determinação do STF provocou um embate com o Congresso e gerou diversas interpretações sobre que Poder tem a prerrogativa de cassar mandatos de parlamentares.
Alves diz que seguirá determinação do STF
Em: 7 de fevereiro de 2013
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou nesta quarta-feira (6) que é “zero” a possibilidade de a Casa não cumprir uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a perda de mandato dos deputados condenados
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026