As empresas de telefonia conseguiram firmar acordos com as administrações dos estádios que receberão os jogos da Copa das Confederações para reforçar o sinal de celular dentro das arenas.
De acordo com o Sinditelebrasil, sindicato que representa as teles, o último contrato foi fechado na semana passada entre empresas do setor e o Mineirão, estádio de Belo Horizonte.
As antenas instaladas darão suporte à grande demanda dos torcedores por serviços de voz e dados por meio da internet 3G ou da 4G -que oferece velocidade de conexão até 10 vezes superior à da 3G.
De acordo com o sindicato, as empresas já deram início às instalações.
Briga
No fim de fevereiro, a Folha de S.Paulo publicou que o impasse entre operadoras e administradores dos estádios colocava em risco a qualidade do serviço que seria prestado durante os jogos.
Para o sindicato das teles, deveria ocorrer o chamado “efeito réveillon” -quando as antenas ficam tão sobrecarregadas que as pessoas só conseguem completar a ligação depois de muita insistência.
Segundo o Sinditelebrasil, o prazo era curto para que todas as instalações necessárias para o funcionamento da infraestrutura de suporte fossem realizadas. O problema foi tão grande que o governo precisou intermediar uma solução.
Em 26 de fevereiro, o Ministério das Comunicações convocou as empresas e os responsáveis pelos estádios para uma reunião em que cobrou uma solução rápida para o entrave, basicamente financeiro.
Segundo as operadoras, os estádios cobravam alugueis altos demais para permitir que as instalações das antenas e dos equipamentos fossem feitas.
À época, o presidente do Sindtelebrasil, Eduardo Levy, deu entrevista à Folha de S.Paulo. “O problema é que os estádios querem nos cobrar um aluguel como se fossemos lojistas em shoppings. Tem alguns querendo, por exemplo, patrocínio da camisa do time. Alguns milhões por ano”, disse Levy.
Em nota, o Sindtelebrasil disse hoje que o sinal da telefonia móvel e da internet de alta velocidade estará disponível para todos os torcedores nos seis estádios da Copa das Confederações.
O sindicato diz ainda que “todo esse esforço está sendo possível com a colaboração dos administradores dos estádios”.
Empresas fecham acordo com estádios para reforçar sinal
Em: 15 de abril de 2013
As empresas de telefonia conseguiram firmar acordos com as administrações dos estádios que receberão os jogos da Copa das Confederações para reforçar o sinal de celular dentro das arenas.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026