Senadores criticaram a atuação do ministro Aloizio Mercadante (Educação) como “conselheiro político” da presidente Dilma Rousseff e defenderam sua saída do cargo.
Os congressistas responsabilizam o ministro pela ideia do plebiscito sobre a reforma política, que deve ser encaminhado ao Congresso na semana que vem.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que Dilma deveria efetivar Mercadante na Casa Civil e encontrar um substituto para o Ministério da Educação, que está sem “comando” diante da forte articulação política do seu titular.
“Se ele é realmente útil na Casa Civil junto à presidente, ela deveria tê-lo por mais tempo e, para isso, a gente tem que colocar alguém no Ministério da Educação. Eu sou da área, eu converso, as pessoas estão se ressentindo da falta de um ministro da Educação no Brasil”, afirmou Cristovam.
Para o senador, a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) teve o seu papel no governo “preterido” por um ministro de outra pasta. “Passou da hora da presidente fazer uma reforma ministerial completa, mudando o perfil dos ministros. A maior inimiga da presidente Dilma não deixa ela fazer isso. É a candidata Dilma”, completou Cristovam.
Senadores questionam atuação de Mercadante
Em: 1 de julho de 2013
Senadores criticaram a atuação do ministro Aloizio Mercadante (Educação) como “conselheiro político” da presidente Dilma Rousseff e defenderam sua saída do cargo
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Recomendações de criadores já levaram 76% dos consumidores à compra
21 de setembro de 2026

Varejo cresce, mas consumidor reduz ritmo em compras de maior valor
21 de setembro de 2026

Brasil e EUA: entenda as relações após alerta sobre eleições
21 de setembro de 2026

ONU: Lula defende multilateralismo e reforma do Conselho de Segurança
21 de setembro de 2026

No 1º turno, Lula tem 40%, Flávio, 37%, e Augusto Cury, 6%, aponta pesquisa BTG/Nexus
21 de setembro de 2026

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026