O Manauara Shopping foi interditado ontem pela Prefeitura de Manaus. O anúncio foi feito pelo prefeito Arthur Neto após inspeção técnica realizada por agentes da Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura), do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e Defesa Civil municipal no fim da tarde de ontem (30). A fiscalização aconteceu após uma série de problemas verificados no centro comercial localizado na zona Centro-Sul de Manaus, como desabamento de parte do teto e alagações, durante a forte chuva que atingiu a capital amazonense na manhã de ontem. Apesar dos transtornos, não houve feridos.
De acordo com o prefeito, a interdição foi motivada por conta da frequência com que este mesmo problema vem acontecendo no Manauara e deve continuar por prazo indeterminado, até que o shopping apresente laudos que comprovem que a sua estrutura não oferece nenhum tipo de risco aos consumidores e lojistas. Além disso, outro relatório será elaborado pelo Implurb, para avaliar as condições estruturais do local. “Dependendo do relatório dele (do presidente Roberto Moitta), eu vou tomar medidas drásticas”, prometeu o prefeito.
Ainda segundo Arthur Neto, a situação no interior do estabelecimento lembravam “cenas de filme de terror” e definiu a situação como intolerável. Ele também criticou a falta de um Engenheiro Responsável no shopping para esclarecer os questionamentos feitos pela equipe da prefeitura.
“Tem que haver segurança. Eu não vou tolerar esse desrespeito com a cidade, o pouco caso que fazem. O engenheiro responsável pelas obras é de São Paulo, não é registrado no CREA daqui, e não estava presente. Então, não temos nenhuma pessoa técnica para dar uma satisfação aos nossos técnicos do Implurb lá. É intolerável”, declarou.
O Jornal do Commercio tentou entrar em contato com a assessoria do Manauara Shopping, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
Outros casos
Também na tarde de ontem, o Amazonas Shopping recebeu visita da equipe da prefeitura. No local também se verificou o desabamento parcial do gesso do teto. O centro comercial, no entanto, não foi interditado por não tratar-se de reincidência.
De acordo com nota distribuída à imprensa pela assessoria, o Amazonas Shopping informou que uma pequena parte do forro de um corredor do empreendimento foi deslocada. A área foi isolada temporariamente para manutenção, enquanto as demais áreas do shopping funcionaram normalmente.







