Na floresta encantada

Em: 23 de dezembro de 2016
https://www.jcam.com.br/2312_C1.png

Há 15 anos a história se repete, Um Sonho de Natal, peça encenada pelos membros da NIB (Nova Igreja Batista) como um presente para a população manauara, que se extasia e se emociona com apresentação de tanta gente amadora atuando como verdadeiros profissionais.
Leandro Caiado, pastor, idealizador e diretor-geral da peça comemora o sucesso de Um Sonho de Natal a cada ano. “A história é a mesma, mostra a criação do mundo até a ressurreição de Jesus, mas todo ano mudamos o enredo. Sempre num ambiente diferente. Este ano a história se passa na floresta encantada onde Adão e Eva são índios e Deus é um grande cacique. Queremos que o público viaje e se sinta como se estivesse sonhando”, falou.

Um Sonho de Natal – Na Floresta Encantada estreou no dia 10 e terá sua última apresentação do ano no domingo (25). Cerca de 3.500 pessoas (1.500 atores e dançarinos e 2.000 voluntários no apoio) se envolvem no projeto, que começa com os ensaios no início do ano e seguem até poucos dias antes da estreia. E todos são voluntários. Ninguém ganha nada para se dedicar ao projeto durante o ano inteiro. Da mesma forma o ingresso para o público é gratuito. Os membros da NIB só têm um objetivo: dar uma mensagem de esperança a quem for ver a peça.

Trajetória como ator

Fábio da Silva Alcântara, 21, é designer gráfico e há sete anos é membro da NIB, quase o mesmo tempo em que faz parte da turma que faz acontecer Um Sonho de Natal. “Comecei em 2011, ajudando na limpeza. No ano seguinte já passei a atuar na peça, na pantomima. Eu era uma espada. Em 2013 entrei para o Arte Vida, projeto no qual apresentamos peças itinerantes em presídios e hospitais durante o ano inteiro. Era uma literatura de cordel e eu representava um pipoqueiro. Em 2014 passei a integrar Um Sonho de Natal. Interpretei o Dorian, o dono do circo, um domador de feras. No ano seguinte fiz o Mundico, um caipira, e agora estou no elenco da dança, como um índio”, listou.

Fábio lembrou que os ensaios da dança começaram no final de setembro. “Somos 95 pessoas, de todas as idades, e confesso que tive muitas dificuldades para aprender os passos. Nunca dancei na vida. Foi preciso muita paciência e muito ensaio. Nos finais de semana ficávamos das 7h às 18h ensaiando, depois emendava para o Grupo da Amizade e, em seguida para o culto. Saía da igreja às 21h, cansado, mas satisfeito”, enfatizou.

“Mas tudo vale a pena. Queremos levar essa mensagem de alegria e paz para as pessoas. Ao mesmo tempo que presenteamos quem vê a peça, também nos presenteamos, depois, conhecemos muitas pessoas e fazemos amizades verdadeiras”, afirmou.

Limpeza antes e depois

Sirdaley Almeida, 52, microempresário, há dez anos se tornou membro da NIB e há dez anos assumiu um importante papel tanto para o espetáculo Um Sonho de Natal quanto para o espaço onde o templo está localizado. Sirdaley é o líder do ministério responsável pela limpeza de todos os ambientes.

“Desde novo sempre gostei de organização e limpeza, de manter minhas coisas arrumadas em casa, ter meu carro cheiroso e limpo, então foi assim que meu trabalho se tornou importante para a igreja”, contou.

Sirdaley comanda uma equipe de 120 pessoas, de jovens a idosos, com vassouras, esfregões e flanelas, cujo trabalho começa às 16h, bem antes de as cortinas se abrirem, e segue até as 23h, quando o público já foi embora. “Começamos a limpeza desde o estacionamento, passando pela igreja, o auditório e os banheiros. Nada escapa ao nosso trabalho. Os membros da igreja já são conscientes quanto a manter a limpeza do local, mas a maioria das pessoas que vêm ver a peça é de visitantes, e muitos não têm essa consciência, porém, mesmo limpando tudo permanentemente, procuramos não constranger ninguém”, assegurou.

“Como cristãos, devemos resgatar as pessoas para Cristo. São milhares de pessoas aqui na igreja se reconciliando com Cristo. Ainda que salvemos uma, já será uma vitória”.

O sonho deste ano

Um Sonho de Natal tem duração aproximada de 1h20 na qual o público poderá ver teatro, dança, coreografia interpretativa, patins artísticos, percussão, artes acrobáticas e circenses, pantomima, fantoches e orquestra. O ponto alto do espetáculo é o tradicional “Coral Humano” em forma de árvore de Natal, que reúne mais de 90 vozes com trilhas emocionantes. O diferencial desse ano é a nova temática, que trouxe o Natal para a floresta, com muitas novidades e efeitos especiais, músicas e apresentações inéditas, pré-shows e um novo final surpreendente.

A peça é gratuita, não sendo necessário a aquisição de convites ou mesmo qualquer tipo de doação de alimentos. As apresentações finalizam no dia 25 de dezembro. Apenas no dia 24 não haverá espetáculo. Quinta e sexta: 20h; e domingo 15h, 17h30 e 20h. O show é realizado no auditório da Nova Igreja Batista, localizada na av. Torquato Tapajós, entre os viadutos da Cidade Nova e aeroporto. A direção recomenda que os expectadores cheguem cedo, pois as vagas por edição são limitadas. O estacionamento é grátis, bastando seguir as indicações.

O QUE? Um Sonho de Natal
ONDE? Nova Igreja Batista – av. Torquato Tapajós, 444 – Col. Santo Antônio
QUANDO? Domingo (25), às 15h, 17h30, 20h

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar