Depois de se antecipar à oposição e propor uma CPI apenas no Senado para apurar denúncias de uso indevido dos cartões corporativos, a próxima etapa do governo é indicar pessoas de sua confiança para ter o controle das investigações.
O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), autor do requerimento de criação da CPI protocolado na última quarta-feira, disse que, como tem maioria, a base aliada poderia ocupar os postos mais importantes, ou seja, a relatoria e presidência. No entanto, ele admite fechar um acordo com a oposição para a definição dos dois nomes. “Defendo que seja partilhado”, ressaltou o senador.
Os 11 integrantes da CPI são indicados pelos líderes partidários e isso deverá acontecer na próxima semana. Como terá maioria, o governo poderá derrubar requerimentos da oposição ou abortar iniciativas que eventualmente deixem o Executivo na berlinda.
Para que as investigações não se limitem ao governo Lula, Jucá propôs que sejam feitas a partir de 1998, o que inclui a gestão de Fernando Henrique Cardoso. “O governo não vai apanhar calado nem ser bode expiatório”, afirmou o líder. A estratégia de incluir o governo do PSDB foi decidida na manhã da última quarta durante reunião no Palácio do Planalto entre Jucá e os ministro de Relações Institucionais, José Múcio, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, que depois telefonaram para o presidente Lula, que está descansando no Guarujá.
Segundo Jucá, o aumento dos gastos com cartão em 2007 ocorreu por conta dos saques feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para realizar os censos agropecuários e das pequenas e médias cidades.
Governo pretender colocar integrantes de confiança
Em: 9 de fevereiro de 2008
Depois de se antecipar à oposição e propor uma CPI apenas no Senado para apurar denúncias de uso indevido dos cartões corporativos
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026