O dono de um terreno que construir acima do que determina a lei, em Florianópolis (SC), tem de arcar com o ônus. O entendimento é do ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal, que negou o recurso de uma empresa que contestou a cobrança. O julgamento foi suspenso pelo pedido de vista do ministro Menezes Direito.
Eros Grau explicou as diferenças entre tributo e ônus. De acordo com a doutrina, o tributo exige a obrigação do pagamento, conforme dispõe o Código Tributário Nacional, após ter ocorrido o fato gerador. “Não se pode falar em tributo se não houver relação jurídica de prestação obrigacional”, afirmou. Segundo o ministro, o não pagamento de um tributo implica em sanções jurídicas.
De acordo com Eros, o ônus é uma faculdade do proprietário, cujo exercício é necessário para a obtenção de um determinado objetivo. “Ninguém tem o dever de dirigir automóvel, mas, para dirigir, tem que arcar com o ônus de se habilitar”, disse.
Tribunal Federal mantém cobrança de ônus
Em: 22 de fevereiro de 2008
Dono de terreno que quiser construir empreendimento acima do que é permitido será penalizado de acordo com
o que determina a lei do país.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Comunidade científica alerta para risco de interferência nas eleições
23 de setembro de 2026

Dólar aproxima-se de R$ 5,17, com notícias do exterior e eleições
23 de setembro de 2026

Estudo prevê até 13,3 mil mortes no Brasil com calor do Super El Niño
23 de setembro de 2026

II Cenatec começa nesta quinta-feira (24) em Manaus; inscrições seguem abertas
23 de setembro de 2026

Coberta de fumaça, Manaus tem ar considerado péssimo e queimadas aumentam no estado
23 de setembro de 2026

SESI celebra 80 anos em Manaus e reúne lideranças para discutir educação, inovação e futuro
23 de setembro de 2026

Abraciclo promove Pit Stop Educativo em Manaus e reforça atenção a motociclistas
23 de setembro de 2026

Empreendedores com CNPJ chegam a 35% e atingem recorde no Brasil
23 de setembro de 2026