BNDES nega que Infraero esteja em processo de privatização

Em: 29 de fevereiro de 2008
Coutinho diz que o banco está estudando a abertura de capital da estatal a pedido do governo, que manteria o controle da companhia, permanecendo como acionista majoritário
Coutinho diz que o banco está estudando a abertura de capital da estatal a pedido do governo, que manteria o controle da companhia, permanecendo como acionista majoritário

Privatização da Infraero (Empresa Brasileira de Administração Aeroportuária) não está sendo cogitada pelo governo. É o que garante o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, que divulgou uma nota na quinta-feira confirmando que o banco está estudando a abertura de capital da estatal a pedido do governo federal, que manteria o controle da companhia, permanecendo como acionista majoritário.
A Infraero controla 67 aeroportos no Brasil e tem cerca de 11 mil funcionários próprios e 14 mil terceirizados.
A nota é uma resposta a uma reportagem divulgada na quinta-feira no jornal “Valor Econômico”, segundo a qual, o banco analisa a privatização da estatal.
“O plano inicial era abrir o capital da empresa e vender 49% das ações ordinárias, mantendo o controle nas mãos da União. A estratégia mudou porque o governo foi convencido de que a manutenção do controle estatal desestimularia a atração de investidores privados, inviabilizando a reestruturação”, diz o texto publicado no site do jornal.
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social classifica de especulações as notícias veiculadas na imprensa e afirma que as mudanças em análise pelo banco visam profissionalizar a gestão da Infraero e abrir o capital na Bolsa de Valores de São Paulo, com nível 2 de governança.
A assessoria de imprensa do Ministério da Defesa reiterou que a privatização da Infraero não está sendo discutida pela pasta.
De acordo com a assessoria, o ministro Nelson Jobim deve ir Câmara dos Deputados nas próximas semanas para defender a aprovação de um projeto de lei que será enviado pelo governo ao Congresso referente ao aumento nas tarifas aeroportuárias. Na ocasião, a abertura de capital da Infraero poderá ser abordada.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar