A importãncia de uma alimentação saudável

Em: 25 de julho de 2025

A alimentação é uma das principais fontes de energia do ser-humano. É através da alimentação que os nutrientes podem ser ingeridos pelo organismo. Uma alimentação saudável é fundamental para a prevenção de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de melhorar a qualidade de vida, aumentar a disposição e fortalecer o sistema imunológico. Uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo e da mente, contribuindo para o bem-estar físico e mental. A chave para ter uma alimentação saudável é o equilíbrio. Não podemos excluir nenhum dos nutrientes da nossa alimentação, mas devemos estar atentos à quantidade que estamos ingerindo de cada um deles.
Nos primeiros dois anos de vida de uma criança, a nutrição ideal promove o crescimento saudável e melhora o desenvolvimento cognitivo. Também reduz o risco de obesidade e sobrepeso, bem como evita o desenvolvimento de doenças crônicas posteriormente. Os conselhos para uma alimentação saudável durante a lactância e a infância são os mesmos que os dados aos adultos, só que em quantidades específicas, de acordo com a necessidade de cada faixa etária. Não há como compensar a falta de um nutriente ingerindo outro em grande quantidade. É fundamental também se investir em variedade, como por exemplo o fato de um prato colorido indicar uma alimentação saudável. Essa afirmação é feita, pois quanto mais diversa é sua alimentação, maior quantidade de nutrientes diferentes está sendo oferecida ao seu corpo.
O certo é que uma alimentação saudável é aquela que garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Investir em alimentos pouco processados e reduzir o consumo de gorduras, sal e açúcar são algumas das medidas que podem melhorar a sua alimentação. Além disso, o Ministério da Saúde salienta que não basta apenas ter cuidado com os alimentos para ter-se uma alimentação saudável; é de suma importância também se alimentar em locais adequados e dedicar um tempo para fazer do ato de comer um momento de prazer.
Manter uma alimentação saudável ao longo da vida evita não só a má nutrição em todas as suas formas, mas também uma gama de condições de saúde. Todavia, o aumento da produção de alimentos processados, a rápida urbanização e a mudança de estilos de vida deram lugar a uma alteração nos padrões alimentares. As pessoas agora consomem mais alimentos ricos em calorias, gorduras, açúcares livres e sal/sódio – e muitas não comem frutas, vegetais e outras fibras alimentares o suficiente. A composição exata de uma dieta diversificada, equilibrada e saudável varia de acordo com as características individuais de cada pessoa (idade, sexo, estilo de vida e grau de atividade física), contexto cultural, alimentos disponíveis localmente e hábitos alimentares. No entanto, os princípios básicos do que constitui uma alimentação saudável permanecem os mesmos para todos.

Lisandro Mamud

Lisandro Mamud é administrador, pesquisador em Inovação, Tecnologia e Educação do Núcleo Educotec (Ufam)
Pesquisar