Adaptação continua sendo nosso maior desafio

Em: 3 de fevereiro de 2025

A visão, a missão, os valores, o planejamento, a ação, o acompanhamento, o gerenciamento, as revisões, as técnicas necessárias, o estilo de gestão, os indicadores e tudo que pudermos fazer para buscar resultados positivos são uma necessidade constante, todavia a adaptação é nosso maior desafio na administração. Conseguimos sentar-se em uma mesa e escrever processos, criar planejamentos perfeitos e até mesmo desenhar novas estruturas. Na teoria tudo nos leva a crer que conseguiremos chegar ao sucesso. Na prática não tem sido muito assim devido à falta de adaptação a desvios e contingências existentes durante o processo real.
Muitos problemas ocorrem a partir do momento do início de uma mudança. Entre eles pode estar a relação e o envolvimento equivocado das pessoas no processo e a falta de engajamento. Precisamos de líderes preparados em nossas empresas. Na verdade, precisamos melhorar nossa forma de se adaptar informando os problemas possíveis enfrentados por todos a fim de facilitarmos a vida nas organizações. Torna-se necessário olharmos para o planejamento como parte do processo e não como o todo. Um planejamento sem ação torna-se um pesadelo diário. Assim como a ação com planejamento e sem o acompanhamento e gerenciamento técnico necessário é apenas uma verificação de rotina sem grandes possibilidades de acerto.
Precisamos estar preparados sempre para buscar o sucesso total de nossas organizações. Não podemos esperar acontecer, precisamos deixar de ser reativo e passarmos a ser proativo conseguindo com isso o envolvimento das pessoas tanto nos processos como nas estruturas necessárias para desenvolver empresas repletas de objetivos e metas cumpridas e até superadas com frequência. O conhecimento técnico faz, fará e continuará a fazer a diferença. Não podemos esquecer que há uma necessidade de equilíbrio entre o conhecimento técnico e a sensibilidade dentro das tomadas de decisão. Precisamos de profissionais para gerir nossas organizações e sem sombra de dúvidas assim as melhores lideranças e administração aparecerão como consequência de um trabalho realizado a partir de um grande planejamento, todavia com um forte processo de adaptação permanente.
O comportamento de nossos profissionais atuais vem demonstrando que estamos avançando significativamente no processo de construção das novas gestões em nossas empresas. Muito disto nos traz quantidade, porém, qualidade e sucessos ainda são poucos. Temos a oportunidade de verificar algumas poucas gestões privilegiadas em relação a sucessos, mas, isto não é difícil de perceber o porquê, pois muito precisa evoluir em relação ao envolvimento de todos os participantes neste processo organizacional necessário no mundo em evolução constante e desenfreada. O ato de mudar está sendo banalizado para uma necessidade constante de mudanças desorganizadas e mal focadas em objetivos onde a comunicação não foi clara e por isso não serão atingidos.
Certamente, muito pode ser feito para melhorarmos a situação do trabalho como fonte de prazer e orgulho. Não podemos pensar e nem deixar que nossos liderados pensem no trabalho como algo de penalidade para todos. Devemos criar condições para aceitarmos as verdades profissionais e não apenas esperarmos o momento certo para justificarmos uma incompetência ou uma falta de compreensão. A partir de um comportamento voltado para o sucesso coletivo poderemos ter uma melhor visão propiciando uma missão real, com planejamentos próprios para cada realidade agindo de modo estratégico buscando sempre um acompanhamento técnico com gerenciamento, liderança e chefia capaz de fazer a diferença com as devidas revisões criando o modelo individual de gestão organizacional responsável pelo progresso coletivo sempre com suas devidas adaptações necessárias.

Vamos refletir sobre isto?

Flávio Guimarães é Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio Amazonas.
E-mail: [email protected], [email protected]
Jornal do Commercio de 04.02.2025.

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Pesquisar