“A qualidade do atendimento ao turista começa com a qualificação dos serviços que oferecemos”, acredita a dona do Hotel Marajó, que fica na Ilha, no Pará, Simone Pereira. Ela faz parte da turma de 14 empresários de Belém, Marajó e nordeste paraense que estão sendo atendidos pelo Bem Receber, programa nacional de qualificação e certificação de profissionais que incentiva as boas práticas do turismo sustentável.
O programa foi criado pelo Ministério do Turismo e que conta com a parceria de instituições e órgãos que trabalham com o turismo em todo o Brasil, entre eles o Sebrae e o Instituto da Hospitalidade. Para Simone, o programa é importante para melhorar seu empreendimento. “Mudei o uniforme dos funcionários, estou fazendo algumas reformas no prédio e implantei alguns serviços para os hóspedes, como acesso à internet”.
A empresária entende que o objetivo do programa – criar diferenciais competitivos a partir de uma gestão sustentável dos meios de hospedagem de micro e pequeno porte, tornando-os mais eficientes e atraentes para os turistas, especialmente os estrangeiros – é plenamente positivo para o setor. “Só temos a ganhar. Mas, claro, muita coisa ainda precisa melhorar”, ressalta.
Na Pousada e Camping Boto, que fica em Salvaterra, outro município marajoara, o ‘Bem Receber’ também provocou mudanças. “Nós passamos a olhar o turismo de outra forma. Antes do Bem Receber nós brincávamos de ter pousada”, comenta o dono da empreendimento, Romualdo Angelin, que citou algumas mudanças. “Nossos funcionários são mais preparados para trabalhar neste segmento. Além disso, organizamos as finanças”.
Gestão ambiental e diversidade cultural são duas linhas de ação do programa, que se apóia em três pilares: socioeconômico, 80% da mão, de-obra têm que ser local; cultural; e ambiental, através de práticas ecologicamente corretas, como uso de energia limpa, aproveitamento racional da água, coleta seletiva de lixo e reciclagem dos resíduos.
“O turismo sustentável surge como alternativa para assegurar a viabilidade dos destinos e empreendimentos em longo prazo”, comenta a coordenadora de projetos de turismo do Sebrae/PA, Maria Algina.
‘Bem Receber’ melhora serviços em hotéis e pousadas do Pará
Em: 11 de fevereiro de 2008
“A qualidade do atendimento ao turista começa com a qualificação dos serviços que oferecemos”, acredita a dona do Hotel Marajó…
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

No Dia da Amazônia, campanha pede que eleitor vote por floresta em pé
5 de setembro de 2026

Rock in Rio: Como a Geração Z revoluciona o mercado de festivais
5 de setembro de 2026

AGU diz que não agiu em nome da PF para tirar Mendonça: ‘Intervenção processual’
5 de setembro de 2026

Lula diz que Trump quer ‘acabar com o Pix’ e afirma que defenderá sistema de pagamentos
5 de setembro de 2026

Cidades planejadas transformam o desenvolvimento da Amazônia
5 de setembro de 2026

Mulheres indígenas reivindicam protagonismo como guardiãs da Amazônia
5 de setembro de 2026

Especialistas defendem indígenas na restauração de terras
5 de setembro de 2026
