“Ninguém sabe o tamanho” da crise nos EUA, diz Lula

Em: 20 de dezembro de 2007
Segundo Lula, a crise “ainda não atravessou o Atlântico” -repetindo a metáfora incorreta, do ponto de vista geográfico, visando dizer que o Brasil está a salvo da turbulência
Segundo Lula, a crise “ainda não atravessou o Atlântico” -repetindo a metáfora incorreta, do ponto de vista geográfico, visando dizer que o Brasil está a salvo da turbulência

Apesar das projeções otimistas sobre a economia brasileira feitas com jornalistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que está preocupado com a crise financeira nos Estados Unidos. Ele afirmou que “ninguém sabe o tamanho” do problema até agora.

Segundo Lula, a crise “ainda não atravessou o Atlântico” -repetindo a metáfora incorreta, do ponto de vista geográfico, visando dizer que o Brasil está a salvo da turbulência. Mas ponderou que os problemas com os “subprimes” (hipotecas de alto risco) começaram num banco de desenvolvimento e já atingem bancos importantes.

Disse também ter pedido aos ministros Henrique Meirelles (Banco Central) e Guido Mantega (Fazenda) que acompanhem o desenrolar dos fatos nos EUA “diariamente”.

O presidente previu que, se o IBGE apontar neste ano crescimento econômico inferior a 5%, na atualização feita posteriormente “vai passar para mais de 5%”. Também disse que, no ano que vem, o Brasil “crescerá mais um pouquinho”.

Deixando para trás o discurso catastrofista anterior à derrota da CPMF, Lula disse que a arrecadação de R$ 38 bilhões fará falta, mas que não ficou “nem um pouquinho nervoso” com o fim do imposto. “Não tenho razão para perder nem meio minuto de sono”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar