A Cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol e a água AMA, mobiliza, hoje, mais de 100 colaboradores em Manaus para visitarem cerca de 360 bares e restaurantes da cidade, engajados em conscientizar os pontos de venda sobre o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. A data marca a nona edição do Dia de Responsa, evento anual da companhia em prol da causa, realizado em todo o Brasil com a participação dos mais de 30 mil funcionários da Cervejaria Ambev no país, que passarão por 1 milhão de pontos de venda reforçando a importância da moderação no consumo de álcool.
“Trabalhamos para levar cervejas de qualidade aos nossos consumidores e sabemos que os momentos de celebração só serão devidamente aproveitados se o consumo de nossas bebidas for feito com moderação. Por isso, estaremos nas ruas da cidade promovendo a conscientização e o consumo responsável de bebidas alcoólicas”, diz Taiane Givisiez, gerente de trade marketing do centro de distribuição da Cervejaria Ambev em Manaus.
O trabalho integra o Programa Ambev de Consumo Responsável, plataforma lançada em 2003 e que centraliza os projetos que a cervejaria desenvolve sobre o tema. As ações ajudam a Ambev a contribuir com as metas globais da Anheuser-Busch InBev (ABI), para o consumo inteligente. Anunciados em 2015, os compromissos públicos têm como objetivo promover mudanças nos hábitos dos consumidores e criar uma cultura de moderação em todo o mundo. Entre as metas divulgadas estão: o aumento da participação de produtos não alcoólicos ou com baixo teor de álcool no volume total de vendas da empresa para 20% até 2025; o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização dos consumidores nos próximos nove anos; a garantia de que, até 2020, todas as embalagens de cerveja trarão mensagens e orientações sobre o consumo inteligente; e a redução de até 10% do consumo nocivo de bebidas alcoólicas em nove cidades no mundo até 2020.
Programa Ambev de Consumo Responsável
O Dia de Responsa é a principal mobilização anual da cervejaria em prol do Consumo inteligente de bebidas alcoólicas e integra as ações do Programa Ambev de Consumo Responsável. Desde o seu lançamento, em 2003, a Cervejaria Ambev já firmou parcerias com uma verdadeira Rede de Responsa, que inclui universidades, centros de pesquisas, redes de supermercados, bares, restaurantes, sindicatos, governos, órgãos de trânsito, aplicativos de táxi, sociólogos, psicólogos, especialistas em saúde, artistas, jogadores de futebol, influenciadores digitais e ONGs.
Ao longo desses quase 15 anos de trabalho, a companhia já realizou diversas campanhas de educação e conscientização. A Skol foi a primeira marca do país a abordar o tema, em 2001, com uma vinheta na qual latinhas se transformavam em táxi. A marca lançou ainda o conceito do “Motorista da Rodada”, um “herói” da turma que deixa de beber para levar os amigos em segurança para a casa.
Já a Brahma estrelou a campanha “se beber, não dirija”, com a participação dos jogadores Ronaldo e Luis Fabiano. Também da Brahma foi a campanha “A regra é clara, menor de idade não pode beber”, estrelada pelo ex-jogador Cafu.
Em eventos próprios ou patrocinados pela Cervejaria Ambev, como Skol Sensation e Rodeio de Barretos, a cervejaria já promoveu ações para evitar a associação de bebida e direção como o credenciamento de táxis para facilitar a volta pra casa e a disponibilização do estacionamento amigo (onde o veículo pode ficar até 12h do dia seguinte pelo mesmo custo) para reforçar que quem bebeu e não deve dirigir. Além disso, a Cervejaria Ambev também já realizou a doação de mais de 100 mil bafômetros ao poder público e entidades fiscalizadores de trânsito.






