Lançado no mês de fevereiro para 32 países, com distribuição pelo iTunes, o álbum digital “Guitarreiro”, do multi instrumentista, arranjador e produtor musical amazonense Rosivaldo Cordeiro, já está se destacando em alguns países, sobretudo na Europa.
Trazendo uma proposta inovadora para a música pop instrumental na Amazônia, o trabalho, contendo 12 faixas, é uma das apostas do selo independente Cendi Music.
“O álbum é artística e documentalmente muito importante, por isso tem grande potencial de penetração em outros mercados”, avalia o coprodutor do trabalho, Marco Bosco, diretor da Cendi Music e um dos grandes nomes da música brasileira no exterior.
Já Rosivaldo Cordeiro destaca que a grande novidade de “Guitarreiro” fica por conta da leitura word music dada à histórica ‘guitarrada’, surgida nos anos 60 com Mestre Vieira, no Pará (a partir da fusão de ritmos como maxixe, carimbó e choro), e que, nos anos seguintes, se espalhou por todo o Norte, sofrendo influência direta de estilos caribenhos como cúmbia, merengue e zouk.
“Mais tarde, essa mistura deu origem à lambada, que nos anos 80 e 90 ganhou não só o Brasil como o mundo todo”, frisa Rosivaldo lembrando que um dos responsáveis por esse sucesso foi o músico Manoel Cordeiro, que agora lhe honra com a produção musical do novo álbum.
“O Manoel é um ícone na história da guitarrada, e ninguém melhor que ele para me conduzir nesse resgate”, destaca.
O músico conta ainda que, para fazer o trabalho, ele e Manoel Cordeiro foram beber direto na fonte, ou seja, ‘viajaram’ por toda uma geração de guitarreiros amazônidas, que consagraram a técnica marcada pelo swing. Entre eles estão Oseas da Guitarra, Teixeira de Manaus, André Amazonas, Magalhães da Guitarra, Nonato do Cavaquinho, Beto Barbosa, Beto Douglas, Kzan Nery e Márcia Freire.
“São sete faixas instrumentais e outras cinco cantadas, mas em todas a grande protagonista é a guitarra”, frisa o músico que, pela primeira vez, está mostrando também o seu lado intérprete em algumas canções. “Não uso o canto como foco da obra, mas como expressão divertida nas lambadas, carimbós e um regaton que integram o álbum”, completa.
Álbum de músico local faz sucesso na Europa
Em: 11 de abril de 2014
Disco digital Guitarreiro está sendo distribuído para 32 países pelo iTunes
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Como reduzir custos bancários PJ na gestão da conta
23 de setembro de 2026

Aceitar cartão de benefícios vale a pena? Veja o que considerar
23 de setembro de 2026

OCDE projeta crescimento global de 2,9% em 2026 e 3,0% em 2027 e alerta para energia
23 de setembro de 2026

Tecnologia transforma a experiência da fé no Brasil
22 de setembro de 2026

79% das PMEs não definiram migração no Simples, aponta Omie
22 de setembro de 2026

Brasileirão é a décima liga com mais estrangeiros entre as principais do mundo
22 de setembro de 2026
