Amazonas vai receber 18 novas agências do INSS neste ano

Em: 20 de março de 2009
Dezoito municípios do Amazonas que ainda não tinham serviços da Previdência Social vão receber novas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda neste ano
Dezoito municípios do Amazonas que ainda não tinham serviços da Previdência Social vão receber novas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda neste ano

Dezoito municípios do Amazonas que ainda não tinham serviços da Previdência Social vão receber novas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda neste ano. A informação é do presidente da AAM (Associação Amazonense de Municípios), José Thomé Filho.
“Essa é uma vitória importante e histórica para os municípios porque a última agência instalada foi há 15 anos e, hoje, fomos contemplados com 18 delas. Isso foi fruto da articulação que a Associação fez junto à bancada federal amazonense e nas reuniões do CAF [Comitê de Articulação Federativa] e no último encontro com o presidente Lula, em Brasília, em fevereiro, durante a realização do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas”, lembrou Thomé, frisando que os postos do INSS irão contribuir para alavancar a economia dos municípios.
O presidente da AAM destacou, ainda, que a nova estrutura beneficiará os municípios em vários aspectos, em especial no aumento do prazo para usufruir dos serviços, especialmente os de solicitação de aposentadoria. “As pessoas que irão se aposentar terão mais tempo para apresentar a sua documentação agora porque, antes, dependiam da programação anual de um barco do INSS que visitava os municípios e que ficava somente três dias em cada um deles. Isso vai gerar menos custos para o Estado e para a União”, comentou Thomé.
A gerente executiva do INSS no Amazonas, Iguacy Silva da Cunha, explicou que, da lista dos 18 municípios, 12 são prioritários: Autazes, Barreirinha, Boca do Acre, Borba, Careiro da ­Várzea, Careiro Castanho, Iranduba, ­Lábrea, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Os demais ­municípios que serão contemplados são Barcelos, Carauari, Humaitá, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira e São Paulo de Olivença.
Iguacy Cunha destacou que a expansão da rede de atendimento do órgão será alvo de uma licitação cujo edital deverá ser publicado até o dia 30 deste mês. Ela explicou que a estrutura das agências será de médio porte, possuindo dois consultórios com quatro atendentes, que atenderão a demanda dos municípios. Embora não tenha precisado o valor global do investimento, a representante do órgão ressaltou que a verba destinada para a ampliação do serviço “passa dos milhões de reais”.
Segundo Iguacy, as agências também irão atender várias calhas de rios, como Madeira, Purus e Alto Rio Negro, onde não possuíamos nenhuma agência.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar