O Banco Central considera que seu cálculo da dívida bruta do país é mais adequado que o feito pelo FMI (Fundo Monetário Internacional). A avaliação é do chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha.
“Estamos seguros que o conceito utilizado pelo Banco Central é o mais adequado para avaliar o nível e trajetória da dívida bruta brasileira”, disse Rocha, ao ser questionado sobre o pedido do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao FMI, para que adote a metodologia do BC no cálculo da dívida bruta brasileira.
A dívida bruta do governo geral (governos federal, estaduais e municipais), calculada pelo BC, é o cálculo do que o setor público deve, considerando apenas os passivos, sem ativos.
Segundo Rocha, o BC considera na dívida bruta os títulos públicos que estão sendo efetivamente utilizados em operações compromissadas, utilizadas para reduzir ou aumentar a liquidez (recursos disponíveis na economia). Já o FMI considera todos os títulos públicos, utilizados ou não nessas operações, da carteira do BC. “É por isso que a dívida no conceito do FMI é maior que no cálculo do BC. Isso é uma diferença conceitual. A forma mais correta é a utilizada pelo Banco Central e não a utilizada pelo FMI”,disse.
Rocha argumentou ainda que o cálculo do BC permite que “a dívida bruta reflita a flutuação conjuntural da economia”.
De acordo com os dados do BC, divulgados hoje (30), em junho, a dívida bruta chegou a R$ 2,715 trilhões, o que corresponde a 59,3% do PIB. Em maio, essa relação estava em 59,6%.
Cálculo da dívida bruta do país é melhor que a do FMI
Em: 31 de julho de 2013
O Banco Central considera que seu cálculo da dívida bruta do país é mais adequado que o feito pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026