A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara Federal decidiu adiar, mais uma vez, agora para a próxima quarta-feira (28), às 10 horas, a votação das 28 emendas apresentadas em Plenário ao Projeto Ficha Limpa. A proposta torna inelegível por oito anos quem for condenado, em órgão colegiado, por conduta em que há intenção de violar a lei. O deputado José Eduardo Cardoso (PT-SP) foi nomeado relator das emendas.
A decisão foi tomada em reunião de representantes dos partidos na comissão. O projeto Ficha Limpa (518/09) é de iniciativa popular. A proposta recebeu mais de 1,6 milhão de assinaturas, coletadas pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Originalmente, o projeto inclui na lista de impedimentos ao registro de candidatura para qualquer cargo político a condenação em primeira instância ou o recebimento de denúncia nas instâncias superiores relativa a crimes graves.
O grupo de trabalho que analisou a proposta aprovou substitutivo que impede a candidatura de políticos que renunciam para escapar de processos disciplinares por quebra de decoro parlamentar. Como esse texto recebeu emendas, cabe à CCJ analisar as possíveis modificações, antes que a matéria seja votada pelo Plenário.
Câmara adia votação do projeto Ficha Limpa
Em: 20 de abril de 2010
A decisão foi tomada em reunião de representantes dos partidos na comissão
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026