O Banco do Povo da China (PBOC, o Banco Central do país) vai expandir para toda a nação os testes com acordos comerciais internacionais fechados em yuan, informou o Securities Times em seu site. O jornal citou Li Bo, diretor do segundo departamento de política monetária do PBOC. Atualmente os acordos experimentais são permitidos em 20 províncias e municipalidades e o PBOC pretende torná-los nacionais neste ano.
As transações que estão sendo testadas permitem que companhias chinesas usem o yuan para fechar acordos de investimentos diretos no exterior. O PBOC lançou o programa piloto para investimentos em yuans no exterior em janeiro, em mais um passo significativo para liberalizar a conta de capital do país e internacionalizar a moeda.
À agência de notícias Xinhua, Li afirmou que o PBOC e outras autoridades estão trabalhando juntos para administrar a dívida externa denominada na divisa local. Li também disse que o Banco Central vai permitir que mais bancos comerciais estrangeiros entrem no mercado interbancário doméstico. O PBOC também vai assinar mais acordos de swap de moedas com outros países, segundo Li.
Os bancos chineses realizaram um total de 506,3 bilhões de yuans (US$ 77.5 bilhões) em acordos comerciais denominados na moeda local no ano passado, segundo dados do PBOC. Na semana passada a Xinhua afirmou que no primeiro trimestre deste ano foram fechados 360,3 bilhões de yuans em acordos internacionais na divisa local.
China expandirá acordos externos em yuans para todo o país em 2011
Em: 27 de abril de 2011
O Banco do Povo da China (PBOC, o Banco Central do país) vai expandir para toda a nação os testes com acordos comerciais internacionais fechados em yuan, informou o Securities Times em seu site
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026