Cindacta define projeto operacional do Júlio Belém

Em: 20 de abril de 2015
xxxxx
xxxxx

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), de Parintins/AM, realizou na semana passada reunião com o CINDACTA – Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo para definir o Projeto Operacional do Aeroporto Júlio Belém para o 50º Festival Folclórico de Parintins.
A reunião ocorre todos os anos, no entanto foi antecipada em 2015 e contou com a presença da administração do aeroporto e as secretarias de saúde e limpeza pública. A secretária de cultura, Sinatra Santos disse que a exemplo de 2013 e 2014, o prefeito Alexandre da Carbrás dará todo apoio para que a festa seja um sucesso, também no setor aeroportuário.
Além disso, foram apontadas as exigências técnicas de operação das aeronaves, sobre a ampliação na parte de iluminação e a poda da vegetação que fica próxima ao aeroporto. Sinatra ainda ressaltou que o projeto de operação será elaborado em Parintins e enviado para o Estado para ser definido a equipe que vai auxiliar o pessoal do aeroporto no período do festival. “A reunião foi muito importante para nós porque sempre essas questões são deixadas para o final de maio.
Apesar de não ocorrer nenhum problema no ano passado, esse ano nós priorizamos resolver essas situações pequenas antecipadamente para que o festival ocorra de uma forma mais responsável e com segurança”, destacou a secretária.
O Major do Cindacta, Sandro Benedeth disse que a reunião foi pertinente, uma vez que o Cindacta apresentou ao município o planejamento feito junto a ANAC e ao Departamento de Controle de Espaço Aéreo para atender o grande fluxo de vôos esperado durante o festival. “Aproximadamente são 25 militares que vem dar apoio técnico na parte de controle aéreo. Além da torre que é ativada oficialmente, através de homologação do grupo especial de inspeção em voo que vem do Rio de Janeiro, vamos colocar os equipamentos adicionais pra auxilio a navegação”, relatou.
O administrador do aeroporto, Paulo Pessoa, informou que na reunião foi decidido ainda que o município buscará apoio logístico de bombeiros de Manaus, assim como outras ações que precisam ser feitas até dia 15 de maio. Ele ainda disse que após o aeroporto receber todas as melhorias feitas pela secretaria de limpeza, a direção vai solicitar a vinda de uma aeronave que faz o teste com os equipamentos.
De acordo com o secretário de limpeza pública e meio ambiente, Suammy Patrocínio, a participação da secretaria será na parte de remoção de algumas árvores que atrapalham o funcionamento de aparelhos na torre.
A coordenadora da Atenção Básica de Saúde, enfermeira Betânia Pacheco relatou que a Secretaria de Saúde a partir do dia 20 de junho vai disponibilizar uma equipe de saúde completa e uma ambulância. A equipe será composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem que irão atuar duas horas antes de cada voo. A partir do dia 23 de junho, a enfermeira informou que a equipe vai atuar 24h no aeroporto, uma vez que o fluxo de passageiros é mais intenso devido ao festival.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar