Comida de todos os lugares

Em: 17 de maio de 2013
A comida de um lugar é uma de suas marcas, pela tradição, seus cheiros, cores, sabores ou ingredientes únicos
https://www.jcam.com.br/pppart08052013d.JPG
A comida de um lugar é uma de suas marcas, pela tradição, seus cheiros, cores, sabores ou ingredientes únicos

A comida de um lugar é uma de suas marcas, pela tradição, seus cheiros, cores, sabores ou ingredientes únicos. A comida de cada lugar será representada no 8° Festival Brasil Sabor 2013. No Amazonas, a valorização de nossa cultura será um dos temperos a mais na competição.
A oitava edição do maior festival gastronômico do planeta teve seu pontapé inicial no dia 9 de maio, no Salão Ponta Negra, do Tropical Hotel Manaus, com 33 restaurantes participantes. Além de concorrentes de Manaus, participam do festival, restaurantes de São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Presidente Figueiredo e Manaquiri.
Até 26 de maio os concorrentes, oferecerão ao público, a preços diferenciados, um prato específico para o evento levando em consideração a especialidade da casa, as características e tradições de cada região. Os pratos são servidos nos próprios restaurantes conforme os horários de funcionamento de cada estabelecimento.
A assessora de comunicação do evento, Marilza Mascarenhas explica algumas categorias: “o Brasil Sabor 2013 terá uma rica programação técnica, abrangendo qualificação profissional e aprimoramento. Incluindo o concurso por categoria o que faz com que os chefs e criadores dos pratos evidenciem sua criatividade. Ainda durante o evento, será realizada a Arena Gastronômica que este ano será feita em parceria com a uma rede de lojas local”, revelou.
O festival está dividido em quatro categorias: entrada e petiscos, pratos principais, lanches, tortas e pizzas e voto popular. Na categoria voto popular, os pratos serão escolhidos no dia do lançamento, por meio de votação do público presente, que terá a sua disposição cédulas e urnas. As demais categorias serão votadas até o dia 26 de maio, nos próprios estabelecimentos.
Segundo a assessora, o Sabor Brasil é feito apenas com receitas inéditas “então não é problema que vencedores de concursos passados participem, já que todos os anos as temáticas são diferentes e, é regulamentar que os pratos que concorrem sejam com receitas inéditas”.
À frente do julgamento estarão especialistas em gastronomia e outros “a votação será realizada por um grupo de jurados formado por nutrólogos, gastrônomos, frequentadores de restaurantes e formadores de opinião. Cada jurado irá visitar três estabelecimentos. Para os concorrentes do interior usaremos os mesmos critérios”, conta Marilza.
A Abrasel oferecerá ainda, o Guia de Restaurantes do Brasil Sabor impresso. Este material será distribuído gratuitamente em lugares estratégicos, como aeroportos, postos de informações turísticas, hotéis, cinemas e nos próprios restaurantes participantes.
Marilza adianta algumas novidades: “como resultado do festival, além do anúncio dos vencedores, será lançado o livro ‘Segredos dos Chefs’, com receitas vencedoras da 6ª edição. O evento ainda irá premiar com R$ 1 mil, os chefs que criaram os pratos”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar