Congresso aprova realização de referendo

Em: 21 de outubro de 2008
Depois de mais de 18 horas de sessão, o Congresso da Bolívia aprovou na terça-feira a realização de um referendo no próximo dia 25 de janeiro sobre a nova Constituição do país
Depois de mais de 18 horas de sessão, o Congresso da Bolívia aprovou na terça-feira a realização de um referendo no próximo dia 25 de janeiro sobre a nova Constituição do país

Depois de mais de 18 horas de sessão, o Congresso da Bolívia aprovou na terça-feira a realização de um referendo no próximo dia 25 de janeiro sobre a nova Constituição do país.
Os legisladores decidiram pressionados pela vigília que milhares de camponeses e mineiros pró-Morales realizam desde a tarde de segunda-feira, dia 20, na praça Murillo, em frente à Casa.
Os manifestantes chegaram à praça em uma marcha que durou uma semana e que, tanto na saída quanto na chegada à capital La Paz, foi liderada pelo presidente boliviano, Evo Morales.
O presidente boliviano, inclusive, chorou ao lado de funcionários e dirigentes sindicais quando soube da aprovação do referendo, informou a agência de notícias Efe.
Foi exatamente Evo Morales quem pediu ao Congresso que permanecesse em sessão desde anteontem em um esforço para aprovar a convocatória do referendo.
Para que situação e oposição fechassem um acordo em relação ao texto de Constituição que deverá passar pelo referendo, Morales desistiu de concorrer duas vezes à reeleição.
O texto atual, se aprovado, permite que ele concorra à reeleição apenas uma vez, no pleito geral que deverá acontecer no final de 2009 -ele queria concorrer também em 2014.
Em relação ao texto da Constituição aprovado em dezembro passado na localidade andina de Oruro, houve mudanças em mais de cem dos 411 artigos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar