O total de operações de Internet Banking realizadas por pessoas físicas aumentou nada menos que 786% em seis anos, passando de 359 milhões em 2000 para 2,9 bilhões em 2006, de acordo com dados da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). Mas, apesar de todos os seus comprovados benefícios, essa evolução tecnológica trouxe ao setor financeiro uma dor de cabeça que antes não existia: as fraudes eletrônicas via Internet.
Os pesados investimentos que os bancos aplicam na prevenção desses crimes dão uma idéia geral do tamanho da preocupação com o tema. Ainda segundo a Federação, um montante que gira em torno de R$ 1,2 bilhão é aplicado anualmente em tecnologias para garantir a segurança das transações eletrônicas. Estes temas serão tratados no Ciab (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), maior evento do setor financeiro da América Latina, promovido pela Febraban.
Entre outras soluções, serão apresentados no evento produtos que visam resolver a questão das fraudes eletrônicas e otimizar a gestão de segurança da informação. O CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvi-mento em Telecomu-nicações, por exemplo, vai expor produtos que atendem a demandas específicas, como a Gestão Integrada de Fraudes e Eventos, solução que inclui software, consultoria e tecnologia de redes neurais que permite à instituição analisar operações e determinar eventuais tentativas de fraude. A solução serve a vários canais de transação, mas é usada principalmente para operações com cartões de crédito e débito. “Isso porque essa é a maior preocupação dos clientes dos bancos”, explicou Anderson Gomes, da Diretoria de Mercado Corporativo do CPqD.
Há também a Gestão de Segurança da Informação, um serviço de consultoria que, com uma abordagem metodológica, torna possível avaliar pontos de falha ou melhoria na segurança das operações bancárias para todos os canais de transações, incluindo PCI. “Dessa forma é possível encontrar problemas na segurança e corrigi-los, fazendo um trabalho de prevenção”, disse Gomes.
CPqD leva soluções contra fraudes bancárias a congresso de tecnologia
Em: 9 de junho de 2008
Instituições investem mais de US$ 1 bilhão por ano em segurança.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Mercado de beleza se divide entre preços baixos e luxo
16 de setembro de 2026

90% dos brasileiros mudam hábitos de compra para economizar
16 de setembro de 2026

STF provocou mal-estar cívico na população, diz Cármen Lúcia
16 de setembro de 2026

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre
16 de setembro de 2026


Bets reduzem consumo e atividade econômica, diz pesquisa da USP
15 de setembro de 2026

Flávio Dino pede vista de julgamento sobre Moraes e Mendonça
15 de setembro de 2026
