O deputado José Ricardo Wendling (PT) comentou com preocupação, nesta quarta-feira (12), as recentes demissões no Polo Industrial de Manaus (PIM), em torno de 10 mil somente este ano, principalmente, nos setores eletroeletrônicos, naval e de duas rodas, e a ameaça de perda de ICMS de 12% para o setor de informática. “São notícias interligadas e que geram preocupações com a Zona Franca de Manaus. Se houver a redução de ICMS para o setor de informática, vamos perder esse setor para garantir a manutenção dos eletroeletrônicos e de duas rodas”, declarou ele, ressaltando que o Estado está “jogando a toalha” para tentar sobreviver a essa “guerra fiscal”.
De acordo com o parlamentar, esses impasses demonstram que é preciso uma discussão mais ampla, definindo um planejamento econômico adequado e verdadeiro para o Estado do Amazonas. Para isso, José Ricardo está realizando Audiência Pública, no próximo dia 20 de junho, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), em conjunto com a Comissão de Indústria, Comércio Exterior e Mercosul, presidida pelo deputado Belarmino Lins (PMDB).
Para esse debate, serão convidados também o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, Lindbergh Farias (PT/RJ); o relator do Projeto de Resolução que unifica as alíquotas de ICMS, Delcídio Amaral (PT/MS); como ainda representante da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que tem se posicionado contrariamente aos incentivos concedidos às indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Precisamos entender porque a Aninee é contra a Zona Franca e defender a importância dessa atividade econômica para o Estado do Amazonas”, declarou.
Na Audiência, será discutido o futuro da ZFM, seus impasses, como demissões no setor de componentes e discussão para que o Amazonas tenha autonomia nas regras dos Processos Produtivos Básicos (PPBs), a fim de agregar componentes regionais, além de debater sobre as alternativas econômicas para o Estado.
Esse debate terá ainda a participação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do Governo do Estado, dos industriais e dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Deputado cobra planejamento econômico
Em: 13 de junho de 2013
O deputado José Ricardo Wendling (PT) comentou com preocupação, nesta quarta-feira (12), as recentes demissões no Polo Industrial de Manaus (PIM), em torno de 10 mil somente este ano
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026