Desconto perde espaço para variedade de preços no Dia das Crianças

Em: 7 de outubro de 2026

A estratégia aparece à frente da manutenção dos preços normalmente praticados, indicada por 34,5% das empresas. Outros 23,6% pretendem trabalhar com descontos ou preços promocionais.

Os resultados mostram como a precificação entra na preparação para uma das principais datas do segundo semestre em um cenário no qual empresas precisam conciliar capacidade de compra do consumidor, competitividade e preservação das margens.

Estoque e portfólio entram na preparação

Parte das empresas ainda não definiu como atuará na data. Entre os respondentes, 41,5% afirmaram estar avaliando quais iniciativas adotar.

Entre aqueles que já apontaram alguma ação, 18,9% pretendem aumentar ou diversificar estoque e portfólio, maior percentual entre as estratégias mencionadas. Investimentos em divulgação e marketing aparecem para 8,8%, enquanto 8,5% planejam promoções, descontos ou condições comerciais específicas.

Outros 22,3% afirmaram não realizar nenhuma preparação específica para o Dia das Crianças.

A composição do portfólio aparece, portanto, em duas etapas da estratégia. Além da diversificação de preços, parte das empresas pretende alterar a variedade de produtos disponíveis para a data.

“Ter opções em diferentes faixas de preço ajuda a empresa a ampliar o alcance da oferta, mas essa decisão precisa estar conectada aos custos e à margem do negócio”, afirma Leticia Muzzi, diretora de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.

Margem e disposição para pagar dividem atenção

A pesquisa também mostra que a definição do preço envolve um equilíbrio entre fatores internos da operação e condições de mercado.

Cobrir custos e preservar a margem de lucro é o principal desafio para 27,5% das empresas. Logo atrás aparece a dificuldade de encontrar um preço que o consumidor aceite pagar, mencionada por 26,7%.

A concorrência completa esse cenário: 24,3% apontam como principal desafio manter preços competitivos diante de outras empresas. Outros 21,5% dizem não trabalhar com esse tipo de estratégia.

A proximidade entre os percentuais indica que nenhum desses fatores aparece isoladamente na definição da oferta para a data. Custos e margem, disposição do consumidor para pagar e preços praticados pelos concorrentes apresentam pesos semelhantes entre as empresas consultadas.

Desconto divide espaço com outras estratégias

Os resultados também mostram que promoção não é a única ferramenta considerada pelas empresas para trabalhar preço em períodos sazonais.

Além de oferecer produtos em diferentes faixas, as operações podem alterar o portfólio ou estruturar condições comerciais específicas. No levantamento, apenas 23,6% apontaram diretamente descontos ou preços promocionais como estratégia de precificação para o Dia das Crianças.

Para o varejo e o e-commerce, essa decisão também passa pelo planejamento de estoque. Aumentar a variedade sem considerar demanda, custos e capacidade operacional pode elevar a quantidade de produtos disponíveis sem necessariamente ampliar as vendas na mesma proporção.

Por outro lado, uma estratégia concentrada em descontos interfere diretamente na margem, justamente o fator apontado como principal desafio de precificação por 27,5% dos respondentes.

Com a proximidade do Dia das Crianças, os dados colocam a composição da oferta ao lado do preço na estratégia das empresas para a data. A decisão passa menos por uma única política promocional e mais pela combinação entre portfólio, margem, capacidade de compra do consumidor e posicionamento frente à concorrência.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Search